sábado, 4 de fevereiro de 2017

Equipe do Vaticano analisa garrafa de água achada com corpo de Dom Inocêncio

Equipe do Vaticano analisa garrafa de água achada com corpo de Dom Inocêncio


Equipe do Vaticano realiza exumação do corpo de Dom Inocêncio Lopez Santa Maria
Após a exumação do corpo de Dom Inocêncio Lopez Santa Maria, a equipe do Vaticano analisa agora uma garrafa encontrada com o corpo do pároco que chamou a atenção da equipe. De acordo com o frei Rogério Soares, provincial da Ordem Mercedária do Brasil, que trabalha na colheita de dados, o fato curioso é que a garrafa deveria guardar uma ata do sepultamento de Dom Inocêncio, porém dentro do recipiente só havia água.
"Nós sabíamos que junto com o corpo dele havia uma garrafa com a ata do sepultamento, porém nós encontramos ela cheia de água e sem o documento. Não temos noção do que aconteceu com esse papel, se foi extraviado, ou se decompôs. Não podemos dizer a princípio se é um milagre do santo mas ela será mantida no memorial como um objeto sacro porquê esteve enterrada junto com ele", explicou o frei.
Entre os objetos encontrados com o corpo do Servo de Deus, como são chamados os religiosos que passam pelo processo de beatificação, foram achados o anel usado por Dom Inocêncio e um solidéu, que fica sobre a cabeça dos bispos. "São quase 59 anos que ele está enterrado e os ossos estão extremamente bem conservados. O crânio, a arcada dentária e as sobrancelhas estão intactas.", acrescentou Frei Rogério.
A equipe agora iniciou a coleta de relatos sobre os possíveis milagres realizados por Dom Inocêncio na região. Há um registro que o primeiro milagre envolva um bebê e uma mãe prematura que conseguiram se salvar, porém um laudo médico será enviado para o vaticano que irá investigar detalhadamente.
"Para ser beatificado, um milagre é o suficiente e para canonizar são necessários três milagres. Já temos notícia de vários pequenos milagres. A população tem muita fé em Dom Inocêncio e ele foi enterrado como santo, por isso os padres da época decidiram enterrá-lo com o documento na garrafa", explicou.
O corpo de Dom Inocêncio será exibido publicamente durante uma missa no próximo dia 7 de fevereiro na Igreja Catedral de São Raimundo Nonato, e só após a exibição serão divulgadas suas imagens. Moradores da cidade chegaram a realizar uma vigília de orações e preces ao redor da imagem de Dom Inocêncio no dia em que foi realizada a exumação.
Após a celebração, os restos mortais serão depositados em uma urna, que está sendo confeccionada na cidade.
Foto: Cidadeverde.com

fonte cidadeverde.com