Buracos nas avenidas União e Castelo do Piauí atrapalham o trânsito
De acordo com Semduh, a Operação Tapa-Buracos tapa, diariamente, cerca de 700 buracos, utilizando 75 toneladas de asfalto
No bairro Memorare, zona Norte de Teresina, as avenidas Castelo do Piauí e União estão esburacadas e atrapalhando o trânsito da região. Na Castelo do Piauí, vários buracos pequenos e médios, perto uns dos outros, fazem com que os condutores reduzam a velocidade para desviar das fissuras, que se estendem em quase toda a largura da via. Na União, dois buracos grandes e fundos obrigam os motoristas a terem uma atenção maior quando transitam pela via, que é muito movimentada.
Foto: Moura Alves/ODIA
O mototaxista Carlos Alberto trabalha no ponto da Avenida Castelo do Piauí há mais de 10 anos e afirma que, para os motoqueiros, é ainda mais desafiador transitar pela via. “Esses buracos atrapalham demais, além de nos prejudicar. A gente que é motoqueiro pode sofrer um acidente a qualquer hora, temos que ter o maior cuidado. Ficamos desviando dos buracos de um lado para o outro porque eles são muito perto uns dos outros e, a qualquer momento, podemos cair. Sem contar que a nossa moto vai se deteriorando à medida que passamos por aí”, explica.
O taxista Nilson Abreu acrescenta que a tendência dos buracos é só crescer. “Aqui passa ônibus e carros pesados e isso faz com que os buracos aumentem. A gente tem que reduzir a velocidade e estar sempre atento. Já vi a Prefeitura ajeitando, mas não sei se eles não fazem é direito, porque quando dá dois dias, abre de novo”, diz.
A respeito da avenida União, o motorista Fabrício Ribeiro passa pela via diariamente e diz que os buracos estão lá há mais de seis meses. “O buraco é fundo, a gente tem que desviar e tomar outra faixa, o que pode gerar acidentes. Quem está de moto é arriscado cair porque o buraco é fundo. Quem está de carro tem muitos gastos com mecânica, porque ele prejudica a suspensão do carro”, conta.
Contraponto
A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) comunica que enviará uma equipe aos locais indicados na reportagem para realizar a recuperação asfáltica das vias ainda esta semana. De acordo com Semduh, a Operação Tapa-Buracos tapa, diariamente, cerca de 700 buracos, utilizando 75 toneladas de asfalto.
A Operação conta com seis equipes e atua de segunda a sexta-feira. Para atender à demanda da cidade, é realizado um planejamento diário de atendimento aos bairros da cidade. A população também pode solicitar os serviços da Operação Tapa-Buracos por meio da Ouvidoria do Município, pelo telefone (86) 3221-7050, diretamente com a Semduh ou por meio do Colab.re, o aplicativo para celular disponível gratuitamente para todos os aparelhos com sistema Android, lançado pela Prefeitura de Teresina para solicitações e reclamações.