terça-feira, 13 de junho de 2017

Promotora de Justiça ministra palestra sobre Alcoolismo

Promotora de Justiça ministra palestra sobre Alcoolismo

Mulher de pé com microfone na mão, e um cartaz na frente com informações sobre alcoolismo

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o alcoolismo é uma doença caracterizada por uma predisposição física aliada a uma obsessão mental e que pode afetar homens e mulheres de todas as idades.

A fim de chamar a atenção para esse problema, a irmandade Alcoólicos Anônimos (AA), realizou, no dia 8 de junho, um seminário com profissionais com o tema: Alcoolismo: Causas e Consequências. Durante o evento, foram realizadas palestras com diversos profissionais da área jurídica e educação. Representando o Ministério Público do Piauí (MP-PI), a promotora Amparo Paz, da 10ª Promotoria de Justiça – órgão integrante do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), abordou o assunto do ponto de vista do Ministério Público e como um agente potencializador da violência contra a mulher.

“O alcoolismo é uma doença e precisa ser tratado como tal a fim de que se evite a destruição de outras vidas e famílias. Como promotora de defesa da mulher vítima de violência doméstica e familiar, eu posso afirmar que na maioria dos casos que atendemos, o agressor costuma ser alcoólatra ou usuário de outras drogas, o que não significa que essas substâncias tornem a pessoa violenta, mas que em decorrência do machismo já existente, o usuário tem a violência potencializada sob o seu efeito”, explica a promotora Amparo Paz.

Pessoas sentadas num platéia assistindo palestra


Para o José (nome fictício), membro do Alcóolicos Anônimos há 43 anos, a irmandade transformou a sua vida e lhe ofereceu uma oportunidade para recomeçar. “Eu tinha uma vida estável, boa, mas o alcoolismo tomou conta de mim. Perdi o emprego, fui morador de rua, pedi esmola, fui morar com uma mulher e filho em uma casa e como nesse tempo não tinha Lei Maria da Penha, ela apanhou muito. Até que, graças a Deus, em 1974, eu conheci o Alcoólicos Anônimos e ele fez tudo na minha vida”, conta José.

O Alcoólicos Anônimos é uma irmandade mundial de homens e mulheres que se ajudam mutuamente a permanecerem sóbrios. Eles oferecem a mesma ajuda a qualquer um que tenha um problema com a bebida e queira parar de beber. Sabem como essa doença os atinge – e aprenderam como se recuperar do alcoolismo dentro dos princípios de A.A. Além do amparo aos usuários de álcool, existe também o Al-Anon uma associação que ajuda na recuperação das famílias de alcoólatras que fazem parte da irmandade."

Mulher de pé com microfone na mão

fonte http://www.mppi.mp.br

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fones: (86) 99401-1718 , (86) 3221-2065
imprensa@mppi.mp.br