Promotora de Justiça participa de bate-papo acadêmico com estudantes da UFPI sobre o papel da mulher na sociedade atual
"O Ministério Público do Piauí, representado pela promotora Amparo Paz, titular da 10ª Promotoria de Justiça – órgão integrante do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), participou de um bate-papo acadêmico na Universidade Federal do Piauí com estudantes do curso de Pedagogia. O encontro teve como tema "Mulheres na Sociedade: Conhecimento, luta e transformação" e aconteceu nessa terça-feira (19). Promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Pedagogia da UFPI, o bate-papo teve como objetivo discutir o papel da mulher na sociedade atual e a luta pela igualdade entre os gêneros, além de abordar a violência contra a mulher.
De acordo com a promotora Amparo Paz, a participação do Ministério Público em eventos dessa natureza é fundamental para aproximar o órgão da sociedade. “É importante que nós tenhamos a oportunidade de sairmos dos gabinetes e façamos esse trabalho junto à sociedade, principalmente no ambiente acadêmico, pois esses estudantes são multiplicadores do saber e nós, enquanto órgão de combate e enfrentamento à violência contra mulher, também precisamos realizar esse trabalho de prevenção”, avalia.
Para a promotora, as ações de prevenção são o principal caminho para conquistar a igualdade entre os gêneros. “Nós falamos sobre os vários tipos de violência contra a mulher, o contexto histórico sobre o tema e ressaltamos as conquistas dessa luta contra a desigualdade de gênero. Também explicamos como funciona a rede proteção, quando falamos da Delegacia, Defensoria Pública, Poder Judiciário, Ministério Público, além dos projetos que estão sendo executados para enfrentar essa violência no nosso Estado, principalmente com os homens que estão inseridos nesse contexto”, afirma.
A professora doutora Hilda Mara, coordenadora do PET do Curso de Pedagogia da UFPI, destaca que o grupo busca abordar temas relevantes para a sociedade durante os bate-papos no intuito de abordar o tema da violência contra mulher, uma vez que a luta pela igualdade dos gêneros é fundamental para a formação pedagógica.
“Nós observamos que, quanto mais a sociedade discutir sobre essa temática de gênero e igualdade de direitos, mais essas questões vão ser amadurecidas. A gente espera que a igualdade se torne cultural, assim como é o machismo. Colocamos o bate-papo aqui na Universidade para garantir a participação de mais alunos, em particular os estudantes do curso de Pedagogia, que são futuros professores e educadores. Nós esperamos que o que a promotora Amparo Paz nos disse aqui possa reverberar na prática desses futuros profissionais e auxilie na formação de uma nova geração comprometida com a igualdade entre os gêneros”, finaliza."
fonte http://www.mppi.mp.br
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI