Servidores estaduais poderão compensar até 30 minutos de atraso
A alteração da instrução normativa passa a vigorar a partir da data de publicação do Diário Oficial do Estado , dia 19 de setembro
O secretário Franzé Silva, da Secretaria de Administração e Previdência (SeadPrev) expediu instrução normativa sobre o sistema de controle do ponto eletrônico biométrico na administração pública. Com isso o registro de entrada considerado como atraso, poderá ser compensado, desde que não exceda a 30 minutos, devendo ser realizado no mesmo dia, permanecendo o servidor no local de trabalho pelo tempo referente ao atraso.
A universalização do ponto eletrônico, interligando os sistemas de Ponto ao da Folha de pagamento possibilitou à Secretaria de Administração e Previdência controlar de maneira eficiente a frequência dos servidores. De acordo com o secretário Franzé Silva, o maior ganho dessa interligação dos sistemas foi a redução significativa de afastamentos e a prestação de serviços público com mais eficiência e qualidade.
“Observamos que a dinâmica de serviço melhorou bastante depois dessa ação de universalização do ponto eletrônico no Piauí, o que fez com que pudéssemos dar celeridade os processos e controlar de maneira eficiente a frequência dos servidores”, destacou o secretário.
A alteração da instrução normativa passa a vigorar a partir da data de publicação do Diário Oficial do Estado , dia 19 de setembro. O servidor que cumpre carga horária de 7:30h às 13:30h da manhã, por exemplo, poderá chegar até às 8h e compensar os 30 minutos, saindo do local de trabalho às 14hs. “Não é que agora eu vá chegar atrasada ao meu serviço, mas pode acontecer imprevisto, principalmente para mim que dependo de transporte público e poder compensar os minutos de atraso, para mim é maravilhoso”, comemorou a servidora Francisca das Chagas.
A partir da interligação dos dois sistemas citados, as ausências não justificadas na forma da legislação vigente passaram a acarretar ao servidor a perda da remuneração dos dias ou horas em que faltou ao serviço, proporcionalmente. O objetivo do governo é continuar seguindo os princípios da administração pública, da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência.
Rosa Maria é servidora há 31 anos e diz que essa medida é uma questão de valorização ao servidor “Vejo como valorização do servidor. Procuro sempre desempenhar bem meu trabalho com responsabilidade e sabemos que contratempo acontece. É bom saber que há essa atenção e que podemos compensar o atraso sem precisar ser penalizados na folha de pagamento”, disse.
Acompanhamento de Frequência On-line
A consulta ao ponto eletrônico funciona de maneira semelhante à consulta ao contracheque on-line. No site http://www.pontoeletronico.pi.gov.br
É possível visualizar e imprimir o registro de freqüência (as batidas). Para ter acesso à freqüência, basta o servidor ter em mãos o seu número de matrícula e o CPF.
Durante a consulta, o servidor pode escolher o período ao qual deseja acessar. As batidas realizadas no dia serão disponibilizadas em até 48 horas. Já as batidas não processadas estarão disponibilizadas em 24 horas.
O Sistema de Ponto Eletrônico é utilizado para o controle de gestão de pessoal com informações de freqüência e lotação de servidores em tempo real.