sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Casa de Cultura de Corrente ganha reforma e será reaberta neste mês

Casa de Cultura de Corrente ganha reforma e será reaberta neste mês

O auditório do centro cultural foi transformado em teatro, com novas poltronas, som e iluminação.

Ascom Secult
Centro Cultural Coronel Benjamim José Nogueira (Ascom Secult)
O Centro Cultural Coronel Benjamim José Nogueira, em Corrente, ganhou reforma e será reaberto em fevereiro. O auditório da Casa de Cultura foi transformado num teatro, com novas poltronas, além de som e iluminação. Os banheiros e os camarins também foram modernizados.
O Centro Cultural, inaugurado em 1986, ganhou adequações na cobertura, pintura externa e interna, além de reforma na parte hidráulica e elétrica do prédio. Quase R$ 322 mil foram investidos na reforma e modernização da casa, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec).
A plataforma elevatória, que garante o acesso de cadeirantes, também ganhou manutenção e voltou a funcionar. A biblioteca e o museu foram modernizados com mobiliário e climatização. A fachada da Casa de Cultura ganhou iluminação em LED.
“A parte mais difícil já foi solucionada, que era o telhado. Havia um problema nas calhas e quando chovia inundava completamente o auditório. Um engenheiro acompanhou os trabalhos e o problema foi resolvido. Outro problema solucionado foi o elevador, que havia funcionado apenas uma vez e uma equipe técnica, vinda de São Paulo, fez a correção do equipamento, que já está em funcionamento”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, durante visita ao espaço.
Segundo ele, a reforma ainda contempla a construção de um café-bar, que deve sediar lançamentos de livros, exposições e outros eventos culturais da cidade. Com a estruturação do espaço, Corrente entra na rota dos espetáculos já realizados pela Secretaria da Cultura por todo o estado. A cidade já recebe, desde o ano passado, o projeto Boca da Noite, e, com a entrega da Casa de Cultura, deverá sediar também o projeto Seis e Meia, com shows de artistas nacionais.
A reforma garante a preservação do patrimônio das casas mantidas pelo Governo do Estado, por meio da Secult. Desde 2015, foram reformadas seis casas na capital, incluindo o Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes e o Complexo Cultural Club dos Diário/Theatro 4 de Setembro.
Ainda em Teresina, duas obras estão em execução, sendo uma na Central de Artesanato Mestre Dezinho e a outra na sede da Escola Técnica Estadual de Teatro Gomes Campos. No interior, a Secult entregou reformas em Oeiras, Floriano e Pedro II. Além disso, há obras em execução nas cidades de União e Parnaíba.
Autoria: Juliana Nogueira

Reforma Casa de Cultura de Corrente

Reforma Casa de Cultura de Corrente

Reforma Casa de Cultura de Corrente


Reforma Casa de Cultura de Corrente

Reforma Casa de Cultura de Corrente

fonte http://www.pi.gov.br