Novos equipamentos dão segurança ao trabalho de agentes penitenciários
A Secretaria da Justiça entregou mais uma parte dos equipamentos de proteção individual aos agentes da Irmão Guido.
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) vem realizando a entrega de equipamentos de proteção individual aos agentes penitenciários em todos os presídios do Estado, com o objetivo de manter os servidores protegidos durante a realização dos serviços penais no sistema prisional.
Entre esses equipamentos, os agentes recebem coletes balísticos, coturnos, capacetes, caneleiras e cotoveleiras, além de armas de vários calibres (pistolas .40, espingardas 12 e carabinas 5.56, por exemplo) e munições de elastômero, granadas de luz e spray de pimenta.
Esse material, de acordo com a Secretaria da Justiça, tem a função de manter o agente penitenciário preparado para eventuais distúrbios no sistema prisional, protegendo, portanto, sua integridade física e ajudando a inibir tentativas agressões por parte de presos.
Em algumas ocasiões, segundo a Sejus, esse material tem sido usado para coibir motins ou tentativas de motins nos estabelecimentos penais, se mostrando, segundo o órgão, eficaz para evitar que essas ocorrências tenham efetividade.
Nessa quarta-feira (31), a Secretaria da Justiça entregou mais uma parte dos equipamentos de proteção individual aos agentes da Penitenciária Irmão Guido, entre eles, coturnos. Ao todo, a Sejus adquiriu 1.000 unidades do material.