segunda-feira, 23 de abril de 2018

Agentes penitenciários protestam contra agressão de diretor na Casa de Custódia

Agentes penitenciários protestam contra agressão de diretor na Casa de Custódia

Secretaria irá apurar a denúncia de que Jean Carlos teria agredido um agente dentro da penitenciária

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) estão protestando na manhã desta segunda-feira (23), em frente à Casa de Custódia, contra o diretor da Casa, Jean Carlos Bezerra, depois da denúncia de agressão ao agente penitenciário Natanael Rêgo de Carvalho durante plantão. 
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Segundo o presidente do Sinpoljuspi, Zé Roberto, a categoria não irá aceitar que o caso fique impune.
“Nós não aceitaremos que um membro da Polícia Militar chegue à nossa casa e bata na cara de um pai de família e ele não agrediu somente um agente penitenciário, agrediu toda a nossa categoria”, ressalta Zé Roberto.
O presidente acrescenta ainda que pede uma posição do Governo do Piauí diante da situação.
“Estamos aqui mobilizados nesse movimento e não cessaremos enquanto o Governo do Estado não tiver responsabilidade em saber nomear pessoas que tem a competência para fazer a gestão pública”, conclui o presidente.  

Entenda o caso

O agente penitenciário Natanael Rego de Carvalho acusou o diretor da Casa de Custódia Jean Carlos Bezerra de agressão física ocorrida no início da tarde da última quinta-feira (19/04), dentro da Casa de Custódia.
De acordo com o agente penitenciário, ele foi chamado à sala de disciplina para ser questionado sobre os horários da faculdade onde ele estuda.
“Questionei ao diretor sobre as 72 horas ele disse que eu estava devendo por eu ter saindo para assistir aula durante o horário de trabalho. Ele ficou irritado e me chamou de idiota e depois me empurrou. O relógio do braço dele acabou arranhando o meu pescoço e minha cabeça bateu com força na parede”, relatou Natanael Rego de Carvalho.
A Secretaria de Justiça informou através de nota que houve apenas uma discussão de cunho pessoal entre o agente penitenciário e o diretor da Casa de Custódia, mas que um procedimento administrativo será aberto para investigar o caso. Veja a nota na íntegra:
NOTA
Em virtude dos registros de ocorrências, realizados nessa quinta-feira, 19 de abril, envolvendo dois servidores públicos nas dependências da Casa de Custódia Professor José de Ribamar, a Secretaria de Justiça do Piauí esclarece que o caso não possui elementos de motivação institucional. No entanto, por ter ocorrido em um espaço da instituição e por haver denúncias em boletins de ocorrências registrados por ambas as partes, a Sejus está tomando as devidas providências legais para averiguar o caso.
Sejus
O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) também divulgou uma nota, mas em repúdio ao caso. Confira:
NOTA
O SINPOLJUSPI vem a público REPUDIAR, VEEMENTEMENTE, as agressões morais e físicas, de maneira covarde e estúpida, praticadas por parte do Gerente da Casa de Custódia de Teresina-PI (Ten. Jean Carlo), no dia de ontem (19/04/2018), contra o Agente Penitenciário Natanael Rêgo de Carvalho no interior da Unidade Prisional, durante expediente de trabalho. Atitudes como esta são resultado de constantes perseguições e assédio moral que ora campeiam na SEJUS. O SINPOLJUSPI conclama a toda a categoria dos Agentes Penitenciários a manifestarem sua indignação e exigirem o devido respeito. O SINPOLJUSPI está adotando todas as medidas legais cabíveis, porém não levará o fato diretamente ao Secretário da Justiça, uma vez que denúncias anteriores relacionadas a tortura ou corrupção de seus assessores diretos levadas por este Sindicato não tiveram as devidas providências tomadas.
Essa atitude criminosa e absurda não ocorre por acaso, mas certamente devido à constante cobrança por parte do Agente Natanael em relação à necessidade premente de realização constante de vistorias minuciosas na Casa de Custódia,com o objetivo de preservar a segurança de todos, em meio à suspeita de acordo com presos para que tais vistorias não ocorram. Não aceitaremos que esses crimes, praticados no interior de um Estabelecimento Penal, fiquem impunes. Definitivamente, a gestão do Sistema Prisional/Unidades Prisionais exige equilíbrio e competência, não é lugar para desequilibrados psicologicamente e psicopatas.

SINPOLJUSPI
Agente com o pescoço machucado (Foto: Divulgação)
Agente com o pescoço machucado (Foto: Divulgação)

fonte  www.portalaz.com.br