Ceir utiliza atividades lúdicas na Reabilitação e Habilitação Intelectual de pacientes
Foto: Ascom Ceir
Carregadas de simbolismo histórico e social, as datas comemorativas estão presentes no cotidiano de qualquer cidadão. Mas para alguns grupos de pessoas, a estas comemorações podem ser atribuídos muitos outros significados. É o caso de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e demais Deficiências Intelectuais.
No Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), as datas comemorativas fazem parte do tratamento e terapias de Reabilitação e Habilitação Intelectual (RHI), realizadas com atividades lúdicas que estimulam a sociabilidade e percepção dos pacientes.
"A partir do momento em que elas são estimuladas para essa prática, com certeza, o que a gente requer de desenvolvimento das habilidades nós vamos conseguindo gradativamente", afirma a psicopedagoga Remédios Barreto.
Durante o mês de abril, foram comemorados com os pacientes o Dia do Índio e do Livro Infantil. Com vestimentas características, as crianças puderam praticar habilidades de leitura e interação social. Segundo Maria Lêda Brandão, mãe do Helysson, de 8 anos e com apenas 2 meses em tratamento no Ceir, "ele melhorou muito em termos de integração social e já aprendeu muitas coisas. Aqui ele interage com os colegas, brinca e passou a apresentar um comportamento muito melhor", conclui.