Depois de greve, Uespi confirma retorno das aulas para próxima segunda-feira
Professores paralisaram as atividades por quase um mês cobrando melhoriasA Universidade Estadual do Piauí divulgou nota confirmando o retorno das atividades acadêmicas, referentes ao período 2019.1, para a próxima segunda-feira (22). Ainda de acordo com a nota, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) vai publicar o novo calendário acadêmico no mesmo dia de volta às aulas.
As aulas serão retomadas depois que os professores da Universidade Estadual do Piauí decidiram, em assembleia na segunda-feira (15), suspender a greve da categoria, que já durava quatro semanas. Os docentes manterão as mobilizações para assegurar o cumprimento do acordo firmado com o Governo do Estado, depois de audiência de conciliação no Tribunal de Justiça.
74 professores votaram para suspender a greve, enquanto oito votaram por manter a greve(Foto: ascom)
As reinvindicações, de acordo com a categoria, seriam por causa da precariedade enfrentada pelos alunos e professores da instituição em diversos campi do Piauí. Além disso, os alunos da instituição protestavam contra o corte de bolsas e o déficit de 300 disciplinas sem docentes.
A categoria cobrava ainda, o cumprimento do plano de cargos, carreiras e salários (PCCS), que implica na implantação imediata de progressões, promoções, e mudanças de regime de trabalho, além da contratação de mais servidores e investimentos para a instituição.