Foto: Péricles Mendel/Cidadeverde.com
Em um café com a imprensa, o comandante do 25 ° Batalhão de Caçadores, tenente-coronel Márcio Costa, fez um balanço das ações desenvolvidas pelo Exército em 2019 no Piauí. O militar citou a operação "Carro-Pipa" que está em operação em 31 cidades piauienses e este ano coibiu diversas irregularidades, sendo que a não entrega de água é considerada a mais danosa à sociedade.
"Conseguimos atingir altos índices com essa operação de entrega de água, atendendo mais de 100 mil habitantes. Atendemos 31 cidades com mais de 6 mil entregas de água todo mês. Este ano, a gente intensificou a fiscalização para coibir irregularidades", disse o comandante.
Ele explica que a irregularidade mais danosa em relação à operação "Carro-Pipa" foi a não entrega d'agua.
"O Exército fiscaliza semanalmente. Somos rápidos e rigorosos na apuração. Temos mais de 300 prestadores de serviço vinculados à operação carro-pipa. O que atrapalha muito é quando retiram o monitoramento e colocam em outro veículo até mesmo em moto, ou seja, simulam a entrega de água. Essa é a mais danosa porque caracteriza o não cumprimento da missão e automaticamente o prestador é desvinculado", disse o tenente-coronel.
O comandante também destacou a participação do Exército na limpeza das manchas de óleo no litoral do Piauí. Ao todo, 35 militares ficaram por quase uma semana auxiliando a Marinha.
Planejamento para 2020
O tenente-coronel acrescenta que entre as missões para 2020 está prevista o reforço na segurança durante as eleições.