terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Subcomandante Geral participa de visita técnica às Polícias Francesas



O Coronel Sousa Filho, Subcomandante Geral da PMPI, participou, de 30 de novembro a 08 de dezembro, de uma comitiva de profissionais da segurança pública do Piauí para conhecer unidades de segurança francesas e empresas desse país que atuam na área. parisparis
A viagem foi promovida pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí, em face da cooperação técnica que existe entre Brasil e França, atendendo ao convite realizado pela Embaixada Francesa. Lá, a comitiva teve a oportunidade de visitar e conhecer a Gendarmerie Nationale, Polícia Militar Francesa, e a Polícia Nacional, que é civil, responsáveis pela segurança pública em todo o território do país.
O Subcomandante Geral e demais integrantes da comitiva – Delegado Riedel Batista, Diretor de Planejamento da SSP/PI; Delegado Francisco Costa (Baretta), Diretor do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa; Delegado Carlos César, Diretor de Inteligência; Dr. Antônio Nunes, Diretor da Polícia Técnico Científica; Delegada Anamelka Cadena, Diretora de Gestão Interna da SSP/PI – puderam conhecer a dinâmica de atuação das duas polícias, por meio das visitas que ocorreram na Brigada Criminal, no Ministério do Interior e na sede da Gendarmerie, ocasião em que os integrantes dessas forças de segurança puderam apresentar como desenvolvem seus trabalhos, os equipamentos utilizados, as inovações, as instalações, bem como se disponibilizaram a compartilhar com a comitiva piauiense, de forma mais ampla, suas expertises. Eles assistiram, ainda, a apresentações de empresas de equipamentos, tecnologias e soluções na área de segurança pública.
A Secretaria de Segurança Pública ressalta que, em razão dessa cooperação técnica entre os países, o Piauí já recebeu os cursos de Local de crime e Luta contra as drogas em 2018, além do Curso de Lavagem de dinheiro e do Curso de Negociação de Crises, realizados pelo Grupo de Intervenção da Polícia Nacional-RAID, elite da Polícia Nacional Francesa, em 2019. O encontro na Brigada Criminal proporcionou tratativas para realização de mais cursos relacionados a homicídio e perícia criminal, que permitam diferentes experiências e contribuam com a inovação das ações policiais locais. 

fonte http://www.pm.pi.gov.br