Minutos antes do Plenário da Câmara de Vereadores ser invadido por servidores da educação, na sessão desta quinta-feira (12/03), o microfone da Mesa Diretora deixa vazar um rápido diálogo entre Dudu (PT) e Jeová Alencar (PSDB), presidente da Casa Legislativa.
O áudio foi captado pela transmissão oficial da Câmara no Youtube, durante a fala do vereador Joaquim do Arroz. Ao fundo é possível ouvir:
Dudu: Manda o Deolindo
Jeová: Manda lá. Na direita, do lado direito
Jeová: Manda lá. Na direita, do lado direito
Quando a imagem abre é possível ver o petista de pé, ao lado do presidente. O áudio deixa claro ainda o pedido de Dudu para que seja votado um requerimento seu, que retiraria de pauta a proposta da PMT, como queriam os manifestantes.
Na sequência, é o vereador Deolindo vai até a Mesa. A imagem volta para Dudu, que inicia seu pronunciamento, e já em seguida o Plenário é invadido.
Após a confusão, a líder do prefeito Firmino no Legislativo, vereadora Graça Amorim, chegou a acusar a oposição de facilitar a entrada dos manifestantes.
Deolindo, quem a abriu a porta, disse que iria conceder um entrevista. Ele chegou a ser empurrado e pisoteado no tumulto, que terminou também com uma vereadora agredida.
Parlamentares negam combinação
O blog procurou o vereador Dudu, que negou combinação e afirmou estar tratando naquele momento com o Jeová sobre a inscrição de Deolindo na sessão seguinte, versão confirmada pelo colega petista, que admitiu a estratégia de prolongar os debates na sessão.
Deolindo contrapôs ainda que o Plenário foi aberto em seu lado esquerdo - e não à direita - e sustentou que estava saindo apenas para conceder uma entrevista, como faz todos os dias, negando saber de qualquer combinação.
O blog tentou contato por telefone com Jeová, que não atendeu às ligações. Ele também não retornou as mensagens encaminhadas no WhatsApp.