O presidente da Ordem do Advogados do Brasil, seccional Piauí, Celso Barros Coelho Neto, se manifestou sobre o caso do advogado Joan Oliveira Soares que xingou ele e agentes penitenciários da Cadeira Pública de Altos.
Barros foi chamado de 'fulero' e 'medroso safado' pelo advogado que fez críticas à unidade prisional.
O presidente da OAB-PI afirma que vai interpor como cidadão e advogado medidas judiciais e administrativas contra o advogado. "Há direito à crítica, mas não a ofensas, quando a postura excede o valor da crítica por si só e parte para ataques pessoais", disse em nota.
Sobre o caso
A Associação Geral dos Policiais Penais do Piauí (Agepen-PI) divulgou nota de repúdio contra o advogado que fezo uma postagem em suas redes sociais ofendendo a classe.
A Agepen divulgou imagens em que o advogado estava tratando da penitenciária de Altos e dos agentes penitenciários de forma pejorativa.
"Na nova penitenciária de Altos PI famosa cascavel (CPA) mais poderia ser chamada de assassina frigorífico humano verdadeiro lugar de crueldade eu nunca ficaria preso nesse lugar Lugar desumano cheio de agentes penitenciários safados verdadeiros torturadores", diz a postagem divulgada.
Em outro print divulgado, o advogado também fez críticas ao presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto.
A nota foi assinada pelo diretor presidente da associação, Marcos Paulo Viana Furtado, que repudiou as declarações e afirma que "tal postura aflore de um advogado, que ao assumir a profissão juramentou zelar pela ética e imparcialidade".
Confira a nota completa:
Ao portal, o advogado Joan Oliveira Soares se manifestou sobre o caso, confira:
Direito de Resposta do Advogado Dr Joan Oliveira Soares em relação a nota de repúdio da Associação dos Agentes Penitenciários. O Advogado Joan Oliveira vem repudiar uma notinha de perseguição pessoal que ja até sabe o porque feita através do Diretor dos Agentes Penitenciários do Piauí e afirma que não irá se intimidar de forma alguma que não nasceu para ser intimidado que podem ficar cientes que o advogado utililizou-se de ferramenta privada status do seu Whatsapp profissional de contato com seus clientes e familiares de pessoas presas de pequena monta e que não publicara em rede social para pessoas indeterminadas, Senhor Diretor vamos utilizar o bom senso utilizar meu nome em uma nota sem pé e sem cabeça apenas servindo como meio de perseguição pessoal de um advogado safado que me perseguem há anos, não vou me intimidar não, não vou me esconder, aqui não é homem macho que nasceu para ter medo não, e mesmo assim ainda estou acobertado pelo direito constitucional do livre direito de expressão, só o que há na notícias são de mortes de detento e possíveis práticas de torturas que estão sendo praticadas contra presos não venha querer me intimidar por meio de nota ou mediante qualquer coisa, ter medo de um processo sem rumo até por que estou acobertado pelo meu direito de se manifestar esqueceu que além de advogado , eu sou cidadão? Pasme ! Senhor Diretor, me processe ! Porque suas pífias acusações que são temerárias e trepidantes cairão por terra, por que além de estar em um espaço íntimo privado status de Whatsapp, o senhor sabe o que é isso ?? Status privado de Whatsapp ?? Não vou me calar diante de sofrimento humano, estar por todas as redes de notícias, o colapso do sistema penitenciário do Piauí, eu sou livre para falar eu sou advogado não tenho medo de quem seja for, eu respeito é a Constituição Federal de 1988 que em seu art.5, inciso, diz que é livre a manifestação do pensamento sendo vedado o anonimato, leia a Constituição Senhor Diretor por favor , por fim vem ressaltar que o advogado JOAN OLIVEIRA SOARES sempre prezou pela ética e respeito às instituições só agora vem vê seu nome envolvido em polêmicas partidas por um advogado safado que pegou uma publicação sua com alguém mais ainda mal intencionado e jogou o print no grupo dos agentes penitenciários só por isso já vê uma perseguição pessoal e que aguarda o processo com felicidade para se defender sendo que é o que mais gosta de fazer. Assinado o Advogado Joan Oliveira Soares OAB PI 10814
Ele também se manifestou sobre o comentário que fez sobre a OAB-PI:
Nota do Advogado Joan Oliveira Soares
Vem informar através que se retrata a cerca das declarações sobre o Presidente atual da OAB e sobre a Vice Presidente que é lamentável que uma conversa em um grupo privado de poucas pessoas total de advogados 15 no máximo que os mesmos fizeram para discutir assuntos ligados à área da advocacia criminal esteja sendo utilizada como arma de perseguição contra o próprio causídico, apenas por ter se manifestado sobre o tratamento desumano e degradante da Penitenciária CPA de Altos, que desde já vem pedir sinceras desculpas aos atuais Gestores da OAB presidente como a vice presidente não era a intenção de denegrir a imagem dos mesmos, apenas partira de certos descontentamentos com a situação dos advogados criminalistas que estão acuados sem conseguir falar com seus clientes na citada penitenciária de forma plena, uma verdadeira dificuldade para conseguir até um laudo médico de presos que estão doentes sendo que não é culpa da própria OAB PI, que ja se reunira com o atual Secretário de Justiça Carlos Edilson o qual faz elogio suas iniciativas para apurar os fatos desde as informações das mortes, desde já vem pedir sinceras desculpas e desejar a estima prevalecente do cargo
Internações e mortes em cadeia
A Cadeira Pública de Altos ganhou notoriedade nos últimos dias após alguns presos serem internados após passarem mal. Pelo menos seis deles chegaram a morrer e um deles fugiu do hospital em que estava internado. Algumas pessoas afirmam que os presos foram envenenados. O caso ainda é apurado.