O teste também visa capacitar os futuros policiais ambientais no policiamento especializado, visto o aumento de ocorrências através de denúncias da população em relação aos crimes ambientais.
A Polícia Militar do Piauí, por meio do Comando de Policiamento Ambiental (CPA), realizou, nesta quinta-feira (14), o Teste de Habilitação Específica (THE), com 76 policiais militares, visando selecionar novos integrantes para as Unidades Ambientais em todo o estado do Piauí.
De acordo com o tenente-coronel Teixeira da Silva, subcomandante do CPA, o teste também visa capacitar os futuros policiais ambientais no policiamento especializado, visto o aumento de ocorrências por meio de denúncias da população em relação aos crimes ambientais. No Piauí, futuramente, serão abertas mais duas companhias ambientais no interior, sendo uma no litoral e outra no sul do Estado.
“Nesta quinta, no Batalhão de Polícia Ambiental, no Bioparque Zoobotânico, 76 policiais militares estão fazendo o THE, Teste de Habilidades Especiais, objetivando serem selecionados para as Unidades Ambientais do Comando de Policiamento Ambiental em todo o estado do Piauí. Visa também capacitar os futuros policiais nas técnicas ambientais necessárias para execução do policiamento", pontua.
O sargento Israel Rodrigues, do BPA, explica que foram realizadas instruções no manejo em situações de capturas de animais silvestres, como serpentes e jacarés.
“É devido ao grande número de denúncias e a conscientização da população em relação aos crimes ambientais, o comandante-geral do Piauí determinou que fosse feito esse teste de habilitação específica para recrutar policiais que tenham habilidades e que tenham uma facilidade na área ambiental e uma formação específica também para ingressar na corporação no Batalhão Ambiental. Então, hoje está sendo realizado esse teste de habilitação especial com 76 candidatos, no caso, vão ficar 50. Hoje, a gente faz o teste com habilidades em relação à captura de serpentes, captura de jacaré e de alguns animais que o batalhão ambiental mais trabalha”, destaca o policial, que também esteve como monitor nos testes.
fonte www.pi.gov.br