De acordo com a avaliação da Anvisa, o HGV atingiu 72% dos 18 indicadores analisados.
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi classificado como alta conformidade na Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Diálise – 2023, divulgada nesta quinta-feira (18), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com a avaliação da Anvisa, o HGV atingiu 72% dos 18 indicadores analisados. “Para a classificação de alta conformidade, o serviço de saúde deve alcançar a partir de 67%. Dentre os indicadores estabelecidos na avaliação, dois foram considerados requisitos mínimos, que é ter o Núcleo de Segurança do Paciente implantado no hospital e a regularidade da notificação mensal de indicadores de infecções relacionadas à assistência à saúde em diálise no ano de 2023”, explicou a diretora de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), Tatiana Chaves.
Participaram da avaliação, 12 serviços de Diálise do estado, entre públicos e privados. A avaliação é realizada anualmente, de forma voluntária pelos serviços de saúde, por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado pela Anvisa e sob coordenação das vigilâncias sanitárias estaduais. No Piauí, o monitoramento é realizado pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA).
“Este é o segundo ano que a Anvisa realiza a Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Diálise. É um processo de melhoria a longo prazo, então a gente acredita que nos próximos, mais serviços atendam os indicadores preconizados pela prática ”, disse a superintendente de Atenção aos Municípios da Sesapi, Leila Santos.
A partir da participação dos hospitais é possível os serviços analisarem suas práticas assistenciais, permitindo o aprimoramento dos seus conhecimentos e o planejamento das ações de melhoria em cada um dos serviços de forma contínua, independente da sua classificação final.