Na noite da última quinta-feira, 18 de abril, a zona sudeste foi palco de um evento político de grande magnitude com o lançamento da pré-candidatura do vereador Zé Nito - MDB. Acompanhado por uma multidão de correligionários, o evento contou com a presença do vice-governador Temistocles Filho, do deputado federal Marcos Aurélio Sampaio, do deputado estadual Dr. Felipe Sampaio e do deputado estadual Fábio Novo - PT, pré-candidato à prefeitura de Teresina. Além disso, Paulo Márcio - MDB, pré-candidato a vice-prefeito, também esteve presente, fortalecendo o apoio ao projeto político de Zé Nito.
Foto: reprodução |
"Foi incrível participar do lançamento da pré-campanha à reeleição para vereador do amigo Zé Nito", disse Fábio Novo em suas redes sociais , destacando a importância da união entre líderes para fortalecer as candidaturas locais.
Zé Nito, conhecido também como Professor Zé Nito, possui uma longa trajetória na política teresinense. Com passagens marcantes por escolas como Fontes Ibiapina e Colégio Opção no Renascença I, além de ter sido o primeiro presidente da Associação de Moradores do Renascença I e coordenador do CSU do Parque Piauí e Renascença II, ele agora se lança novamente na corrida eleitoral em busca de mais um mandato na Câmara Municipal.
Foto: reprodução |
O jornalista Deoclécio Dantas (1938-2015), vice-prefeito entre 1986 e 1989 , era uma das figuras políticas próximas a Zé Nito.
"Lembro-me de que ele foi convidado para integrar o grupo político de Myriam Portela, então candidata a prefeita de Teresina pelo PDS, mas como era fiel a Deoclécio Dantas e, após ouvir várias pessoas, entre elas nós, diretores da Associação de Moradores, ele foi candidato a vereador pelo PDT, partido do vice-prefeito," disse Rosilda Mendes, integrante da primeira diretoria da Associação de Moradores do Renascença I.
Entre 1988 e 2020, Professor Zé Nito disputou nove eleições para a Câmara Municipal de Teresina, sendo eleito em quatro oportunidades pelo PMDB/MDB, nos anos 2000, 2008, 2016 e 2020, onde obteve 3.470, 5.729, 6.234 e 4.095 votos, respectivamente. Suas primeiras candidaturas ocorreram nas eleições de 1988 e 1992, conquistando 369 votos na primeira, pelo PDT, e 365 votos em sua segunda tentativa, desta vez pelo PDC.
"Em 1988, quando candidato a vereador de Teresina, o professor Zé Nito teve uma expressiva votação aqui no bairro devido ao reconhecimento de seu trabalho realizado por meio da Associação de Moradores", lembrou Reginaldo Pereira, vice-presidente da Associação na época.
(*) Com informações de Marceone Rodrigues para a TV Renascença e Portal Piauí de Ponta a Ponta