Por Graciane Araújo
A TV Cidade Verde conseguiu com exclusividade imagens que mostram o momento em que um guarda civil municipal de Timon e o irmão são interceptados por criminosos durante assalto. O caso ocorreu no último dia 17 e um dos suspeitos foi morto. No vídeo é possível ver o momento do acidente, quando a dupla de assaltantes, tenta emparelhar a moto com a das vítimas e, na sequência, quando um deles é brutalmente agredido.
"As vítimas que sobreviveram e aqueles que sofreram os disparos, o que morreu e o que está internado, andavam de moto. No momento da abordagem, as motos colidiram e houve a queda dos quatro. A arma foi para o chão e se gerou uma briga. Logo depois, a pessoa que conseguiu efetuar o disparo, conseguiu levar a melhor, mas a luta permaneceu e a única forma de afastar a injusta agressão, que ele e o irmão estavam sofrendo, foi com o disparo de arma de fogo", explica o delegado Bruno Ursulino, que investiga o caso
Dias após o crime, uma das vítimas levou ao Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) a pedra e parte do capacete usados no crime. O suspeito que morreu foi identificado como Marcos Vinicius Nascimento Paiva, 18 anos. O comparsa dele tem 16 anos e segue hospitalizado.
Para o delegado não há dúvidas que o caso se configura como legítima defesa. O tiro teria sido disparo pelo guarda civil municipal para proteger o irmão. A arma pertencia ao suspeito que morreu.
"A tese de legítima defesa se fortaleceu. Com andar das investigações, verificando a condição física, não somente do que morreu e do que está internado, mas também das pessoas que foram atacadas, que foram vítimas de assalto, a gente percebe que sofreram diversas lesões. Os suspeitos foram para assaltar e levaram a pior nessa tentativa de assaltar. Após analisar, ouvir todas as pessoas, a gente consegue dizer, de forma concreta, que foi legítima defesa", explica o delegado.