A declaração vem após vídeos da base governista utilizando IA viralizarem nas redes sociais.
O senador Ciro Nogueira (PP) encampou uma campanha para a criação de uma CPI de investigação da “Propaganda e milícias digitais”. É o que publicou o parlamentar na rede social X, após o crescimento da presença do governo petista nas redes sociais, em resposta às medidas que o Congresso vem tomando em oposição ao presidente Lula.

De acordo com o parlamentar, desde que o governo começou a naufragar, houve uma crescente nas redes sociais com a utilização de vídeos com Inteligência Artificial que questionam as decisões do Congresso Nacional.
A CPI terá prioridade para iniciar a partir de agosto no Congresso, fortalecendo a oposição ao governo no segundo semestre. “Já passou da hora de uma CPI da propaganda e das milícias digitais para investigar se há dinheiro público envolvido”,, declarou o senador.
A decisão de Ciro Nogueira vem após as redes sociais do Partido dos Trabalhadores serem invadidas por comentários e compartilhamentos de apoiadores de Lula, criticando o pagamento de impostos pelos mais pobres, enquanto os super-ricos, retratados por homens brancos vestidos de terno e gravata pagam menos.
Os vídeos ganharam força quando o partido passou a pressionar o Congresso Nacional a votar o projeto que pretende dar isenção no Imposto de Renda a quem ganha até 5 mil reais.
Lula também teve um ganho de popularidade com as respostas que deu a Trump pela taxação de 50% a importações brasileiras pelos EUA. O presidente apresentou uma melhora nos índices de aprovação ao encampar a campanha contra a taxação, impondo a lei da reciprocidade e defendendo a isenção do Imposto de Renda.
Com isso, a oposição pretende iniciar um processo de desgaste do governo, que deve se intensificar com a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, que vai apurar os descontos indevidos a aposentados e pensionistas do órgão.
fonte portalodia.com