quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Descarte irregular de vidro aumenta em Teresina e Eturb faz alerta à população

 O descarte do vidro pode ser feito por meio do agendamento gratuito da coleta seletiva ou pela entrega voluntária nos PEVs

No início deste ano de 2026, Teresina registrou um aumento do descarte irregular de vidro, foi o que revelou a Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), responsável por gerenciar e fiscalizar a coleta de lixo na capital.

De acordo com a Eturb, as festividades de fim de ano contribuíram para o aumento desses casos. Esses resíduos estão sendo encontrados em terrenos baldios e pontos inadequados de descarte. A entidade alertou que a irregularidade pode resultar em diversos malefícios para a população, como: acidentes, ferimentos, proliferação de vetores, incêndios e contaminação do solo.

Foto: Divulgação / EturbDescarte do vidro de forma irregular
Descarte do vidro de forma irregular

Após essa constatação, a equipe de Educação Ambiental da entidade intensificou as ações de verificação. Além disso, também foram realizados o recolhimento adequado do material descartado e a orientação de moradores.

O órgão reforçou ainda que o descarte do vidro pode ser feito, de maneira correta, por meio do agendamento gratuito da coleta seletiva ou pela entrega voluntária nos Postos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela capital piauiense. Apenas os materiais recicláveis devem ser descartados no local, evitando assim resíduos orgânicos e rejeitos.

Michelly Nolêto, coordenadora de Limpeza Pública da Eturb, explicou que, na manhã de terça-feira (06), as equipes realizaram uma ação no bairro Bela Vista, na zona sul de Teresina, com orientações educativas em alguns pontos da região.

“Ao longo de 2025, nossas ações tiveram como foco orientar a população e ampliar a conscientização sobre o descarte correto dos resíduos. Para 2026, a expectativa é fortalecer ainda mais esse trabalho, ampliando as atividades educativas e a participação da comunidade, para que Teresina avance em sustentabilidade e qualidade de vida”, afirmou Michelly Nolêto, coordenadora de Limpeza Pública da Eturb.

fonte www.viagora.com.br