quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Solidariedade é a melhor alternativa para deixar o trânsito mais seguro


Solidariedade é a melhor alternativa para deixar o trânsito mais seguro

No trânsito, alguns parecem esquecer que estão em um espaço de todos.

Buzinar desesperadamente quando se está em um engarrafamento, invadir a preferencial, fechar o cruzamento, parar na faixa de pedestres... No lugar da solidariedade, o egoísmo. Ao invés de ceder, impedir. Ajudar por quê? Se todos estão sempre com pressa? No trânsito, alguns parecem esquecer que estão em um espaço que teoricamente pertence a todos. Sim, apenas teoricamente, pois a lista de práticas intolerantes é extensa e contribui para tornar o tráfego mais difícil a cada dia.

Intolerância no trânsito contribui para tornar o tráfego mais difícil a cada dia
A explicação, segundo a psicóloga especialista em trânsito, Márcia Mattos, é a ausência de uma educação consciente. “Não falta informação. As pessoas sabem o que é permitido, quais são as infrações que cometem. Falta é solidariedade. Impera somente a vontade do indivíduo naquele momento”, destaca a psicóloga.
Para ela, tudo depende de um processo educativo e, por isso mesmo, só será possível resolver os problemas em longo prazo, com as experiências e o amadurecimento dos envolvidos. “Nosso dirigir revela a identidade da nossa personalidade. Se somos desatentos ou apressados, é assim que vamos agir no espaço público. O trânsito não é o gerador de problemas e de comportamentos, mas um instigador para quem já tem a tendência à intolerância”, explica a especialista.
Fotos: Jailson Soares/ODIA

Pedestres, cadeirantes, ciclistas e motociclistas têm direitos desrespeitados no trânsito
Nessa disputa, quem sofre são os mais vulneráveis. Crianças, idosos, cadeirantes, pedestres em geral, ciclistas, motociclistas perdem o direito a um trânsito seguro. Por outro lado, os motoristas de veículos automotores não podem ser considerados como vilões. Eles também são vítimas constantes da violência no trânsito e sofrem as consequências por esse espaço caótico.
Vulneráveis sobre duas rodas
Se o trânsito fosse realmente democrático, as pessoas que dependem de bicicleta ou moto como meio de transporte não precisariam se preocupar. No entanto, a realidade é oposta, com motoristas de automóveis, motociclistas e ciclistas mantendo um embate histórico. Apontar culpados, porém, não tem se mostrado a forma mais adequada para diminuir os números de acidentes; e se locomover sobre duas rodas permanece sendo um risco constante.
Segundo dados disponíveis no projeto Vida no Trânsito, em 2013 e 2014, 1.632 pessoas sofreram acidentes fatais ou graves quando usavam bicicleta ou moto como meio de transporte. Os números representam em média mais de uma vítima a cada doze horas, somente em Teresina. Ao todo, 183 pessoas morreram.

1.632 pessoas sofreram acidentes fatais ou graves quando usavam bicicleta ou moto
A morte quase foi o destino de Kelson Barros, 33 anos. Ele sofreu um acidente há sete meses, quando passava em frente à Expoapi, na BR-316. Era um dia chuvoso e o motociclista seguia em direção ao povoado Santa Teresa, na zona rural de Teresina. “Um homem de carro entrou na contramão, sem sinalizar. Se eu não estivesse de capacete, não contaria a história”, relembra Kelson.
O motociclista permaneceu 20 dias internado, perdeu uma perna e quase fica sem os movimentos do braço. Já o passageiro, um amigo de Kelson, ficou com mobilidade reduzida. O motorista do carro não sofreu ferimentos. “Ele ainda tentou fugir, mas não conseguiu porque as pessoas impediram”, conta a vítima.
Além das consequências físicas, Kelson não poderá desenvolver a mesma atividade profissional. Por enquanto, ele está afastado da empresa onde trabalhava como motorista. “Esse acidente vai me atrapalhar até o último dia da minha vida. Eu estou reaprendendo a andar e me preparando para colocar uma prótese. Sei que vou precisar me adaptar a outra profissão”, lamenta Kelson, que faz tratamento de reabilitação físico-motora no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).

Início da travessia da Ponte Metálica é um dos locais mais perigosos para ciclistas
Ainda mais vulneráveis do que os motociclistas são os ciclistas. Prova disso são os dados do projeto Vida no Trânsito. Eles revelam que 62,5% dos acidentes fatais com bicicleta, em 2013 e 2014, envolveram carros ou motos. Em relação aos acidentes graves, o percentual de envolvimento dos mesmos veículos em ocorrências com ciclistas sobe para 80%.
Um dos locais bastante perigosos para os ciclistas é o início da travessia da Ponte Metálica, que dá acesso à cidade de Timon. Além do grande fluxo de carros e motos, ainda existe a linha férrea. O risco é agravado porque a ciclovia, para quem vem do município maranhense a Teresina, não tem continuidade. O mesmo problema não acontece do outro lado da ponte, onde o espaço destinado aos ciclistas segue até a avenida Maranhão.

Ciclovia garante aos usuários a travessia segura entre as cidades de Teresina e Timon
Antonio Carvalho Silva usa a bicicleta como único meio de transporte diariamente. O percurso de 30 minutos de sua casa, em Timon, até chegar ao trabalho, na zona Leste de Teresina, é feito com insegurança. Ele considera que o trecho entre o final da Ponte Metálica até chegar ao Riverside é o mais perigoso, principalmente depois das 17h. “Os motoristas não respeitam. Alguns ficam com raiva, como se eu estivesse atrapalhando o trânsito”, conta o ciclista.
O sentimento de insegurança também é compartilhado por João de Deus dos Santos, que mora em Timon e trabalha à noite em uma padaria em Teresina. A avenida Frei Serafim, que não possui ciclovia e nem ciclofaixa, é a que ele considera a mais perigosa. “Eu prefiro pegar ruas menos movimentadas e seguir na contramão, porque pelo menos vejo se tiver algum motorista vindo pra cima de mim”, disse João de Deus.

O ciclista João de Deus usa a contramão para se proteger de acidentes
Para a psicóloga Márcia Mattos, a percepção dos ciclistas em relação ao desrespeito sofrido constante, está correta. “Os motoristas precisam entender que carros e motos são propriedades privadas, mas as ruas são públicas e as vidas têm que ser preservadas”, reflete a especialista.
Teresina conta atualmente com 41,8 km de ciclovias e ciclofaixas. Com a implantação do Plano Cicloviário que está sendo elaborado pela Prefeitura de Teresina, a previsão é de que esse número suba para 200 km. A proposta é fazer a integração das vias que possuem ciclovias e ciclofaixas, para que os ciclistas possam atravessar com segurança de uma zona a outra da cidade.
Crianças em risco
Mateus Felipe tinha quatro anos e achou que estava seguro ao atravessar a rua usando a faixa de pedestres. Na sua inocência de criança, ele desconhecia a falta de respeito às normas do trânsito. Descobriu tal realidade da pior forma possível, há nove anos, quando atravessava a rua em frente à escola.
Segundo a avó Fernanda Coelho Nóbrega Martins, o menino passava na faixa de pedestres com o avô e o outro irmão, e foi atropelado por uma F-1000. “Ele sabia que poderia passar por ali. O primeiro carro parou, mas o segundo não. A pancada foi na cabeça”, conta a avó.

Mateus Felipe foi atropelado por um carro quando atravessava na faixa de pedestres
Após dar entrada no hospital com risco de morte cerebral e ficar 67 dias internado, 42 deles em coma, Mateus Felipe se tornou outra pessoa. “Aos três anos ele sabia ler, falava bem e era considerado um gênio na escola”, lembra Fernanda.
O acidente infelizmente afetou a memória, a capacidade motora das pernas e dos braços e a aptidão para fazer cálculos. “Ele não guarda lembranças e não consegue somar quatro mais quatro”, disse a avó. Por outro lado, Mateus aflorou o lado musical e amoroso. “O médico disse que ele poderia desenvolver a agressividade ou a afetividade. Graças a Deus, foi o afeto que aumentou”, completa.
A família do menino não buscou por justiça porque não acredita que ela seja feita. “Lei nenhuma é capaz de punir o estrago que esse acidente causou na vida do Mateus e de toda a família. Faltou responsabilidade do motorista, mas foi uma fatalidade”, acredita Fernanda.

Fernanda Coelho vive somente para cuidar do neto, que ficou com sequelas após acidente
O caso de Mateus Felipe deu origem a um projeto de lei municipal que torna obrigatória a instalação de faixas elevatórias nas proximidades das escolas, de hospitais e de templos religiosos. De autoria do vereador Luiz Lobão (PMDB), o objetivo era reduzir os acidentes de trânsito com pedestres, principalmente crianças e idosos com dificuldade de locomoção. O projeto foi vetado no ano de 2011, pelo então prefeito Elmano Férrer (PTB), mas o vereador informou ao Portal que pretende reapresentar o projeto.
No Centro Municipal de Educação Infantil Maria José Arcoverde, no Dirceu I, o risco de uma fatalidade é iminente. Não há faixa de pedestres, redutor de velocidade ou semáforo perto da creche, que fica na esquina de uma rua estreita, em frente ao mercado do bairro. O local apresenta fluxo intenso de carros, motos e ônibus, com grande movimentação devido à existência de mais três escolas e do campus da Universidade Estadual do Piauí.
Fotos: Assis Fernandes/ODIA

Pais e responsáveis vão buscar crianças na CMEI Maria José Arcoverde, no Dirceu I
Na rua lateral à CMEI, em frente às outras escolas, existem faixas de pedestres apagadas, bem como quebra molas, que deveriam obrigar os condutores de veículos a reduzirem a velocidade. Mas não é isso que acontece.
Segundo a diretora da creche, Jane Francisca Medeira, algumas medidas foram tomadas para evitar que as crianças sejam atropeladas. “Nosso maior cuidado é para que elas não saiam correndo. Por isso, ficamos com os portões sempre fechados e só entregamos nas mãos dos responsáveis. Também pedimos aos pais que as deixem no portão, e não do outro lado da rua”, disse a diretora.

Crianças são expostas a riscos devido à falta de sinalização e à imprudência dos responsáveis
Tais cuidados são importantes, mas alguns responsáveis pelas crianças agem de forma imprudente. O Portal flagrou muitos deles indo buscar os pequenos, com idade entre três e seis anos, de moto. Alguns colocam mais de uma criança em cima do veículo, todos sem capacete.
Segundo os dados de atendimento do Samu, no mês de setembro, foram atendidas 13 crianças com idade entre três e onze anos, vítimas de acidentes de trânsito. Apenas quatro dessas ocorrências não envolveram motos. Duas vítimas foram atropeladas por carros, uma estava em um acidente entre dois carros e outra estava em um carro que se chocou contra um muro.

Em setembro, 13 crianças com idade entre três e onze anos foram atendidas pelo Samu
Os demais atendimentos envolveram acidentes de moto com carro e queda de moto, entre outros. Em um dos casos, ocorrido no dia 02/09, uma criança de quatro anos ficou ferida após um acidente com duas motos na avenida Joaquim Nelson, no Dirceu. Outra de três anos caiu da moto na localidade Boa Esperança, zona rural de Teresina, no dia 29/09. Outra da mesma idade se envolveu em um acidente de moto com animal na avenida Henry Wall de Carvalho, no dia 21/09.
Projeto de acessibilidade
As batalhas enfrentadas por pessoas com mobilidade reduzida são a prova maior de que o trânsito ainda não é de todos. Para completar um percurso curto entre sua casa a escola onde fez o 7º e o 8º ano, o cadeirante Francisco de Souza dos Santos tem muita dificuldade. O menino Luiz Gustavo também.
A rua Jornalista Antonio Diniz, onde fica a Escola Municipal Parque Itararé, no bairro Parque Ideal, tem um calçamento antigo e algumas pedras já começaram a se soltar. A calçada também não oferece as condições adequadas de acessibilidade.
Segundo Francisco, a situação se repete em vários outros lugares, como prova de que o desrespeito às necessidades das pessoas com deficiência vem de todos os lados. “A maior dificuldade que eu tenho é para entrar em estabelecimentos comerciais. Até quando tem a rampa de acesso, chega alguém e estaciona bem em cima”, reclama o cadeirante.
Diante dessa realidade, as professoras Ana Zélia Silva, Tania Virgínia Pereira e Samira Jaira da Silva decidiram desenvolver o projeto “Organizando o Trânsito na Rua da Escola”. O objetivo é conscientizar as crianças, evitar acidentes envolvendo os alunos e também conseguir - junto à Superintendência de Desenvolvimento Urbano da zona Sudeste - o afastamento da rua.
Ana Zélia conta que as sugestões partiram dos próprios alunos. “Eles fizeram atividades educativas com motoristas para melhorar o trânsito na frente da escola e também querem que a rua seja asfaltada por causa da acessibilidade dos colegas e dos moradores que têm deficiência”, conta a professora.
Atenção! Pedestre na via
A legislação determina que a prioridade no trânsito é sempre do pedestre, mas essa premissa está longe de ser adotada. A dificuldade para andar com segurança nas ruas começa pelos obstáculos nas calçadas, passando pela quantidade insuficiente de faixas de pedestres e o desrespeito dos condutores.
O projeto Vida no Trânsito revela que 53 pedestres morreram nos anos de 2013 e 2014 em Teresina. Os automóveis foram a outra parte envolvida em 50% desses acidentes e as motos estiveram em 30,8% dos casos. Ao todo, foram 197 pessoas vítimas de acidentes graves ou fatais na Capital.
Fotos: Jailson Soares/ODIA

197 pedestres foram vítimas de acidentes graves ou fatais na Capital
Dois dos locais mais perigosos para os pedestres, principalmente aqueles com mobilidade reduzida, são os cruzamentos da avenida Frei Serafim com a Pires de Castro e da Frei Serafim com a Coelho de Resende. Isso porque os semáforos nesses pontos têm apenas dois tempos, não permitindo a travessia segura em algumas ocasiões.
Em julho deste ano, um homem foi atropelado por um ônibus quando tentava atravessar da calçada do Banco Itaú para o passeio central da Frei Serafim. Em março do ano passado, no mesmo local, um idoso foi vítima de acidente e morreu no hospital. Ele também foi atropelado por um ônibus.

Cruzamento da avenida Frei Serafim com a avenida Pires de Castro
Nesse ponto do cruzamento com a avenida Pires de Castro, o sinal fecha para carros que estão no sentido leste-centro, mas abre para os veículos dobrarem na Frei Serafim ou seguirem em direção à zona Norte. O que sobra para o pedestre atravessar a via são apenas oito segundos.
De acordo com Bruno Pessoa, agente da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, o tempo mínimo que o semáforo deve permanecer fechado para o pedestre atravessar em segurança são 30 segundos. “O ideal é que o sinal tenha três tempos, mas isso pode diminuir o fluxo do trânsito. No caso de um semáforo de dois tempos, o percurso de quem anda a pé e quer atravessar com segurança fica mais longo”, disse o agente.

Bruno Pessoa, agente da Strans, orienta pedestres para travessia segura
Ele alerta, no entanto, que a preferência é do pedestre. Não seguir essa norma é uma infração gravíssima. “O motorista tem que respeitar a faixa de retenção, se aproximar da faixa de pedestres diminuindo a velocidade, redobrar a atenção e sinalizar para o carro de trás - com toques de freio ou pisca alerta – a intenção de parar”, explica Bruno Pessoa, acrescentando que mesmo com o sinal verde, o motorista tem que esperar o pedestre concluir a travessia.
Por outro lado, quem anda a pé e vai atravessar uma rua sem semáforo, deve indicar com o braço a intenção de fazer a travessia, ter certeza de que foi visto pelo condutor e só depois que todos os carros pararem, começar o percurso na faixa de pedestres. 

fonte portal o dia 


Falso pastor evangélico aplica golpes em Teresina

Falso pastor evangélico aplica golpes em Teresina

Homem diz que tem empresa responsável pela contratação de shows evangélicos.

Um homem identificado como Luiz Gonzaga Monteiro Queiroz vem aplicando golpes em Teresina ao se passar por pastor evangélico. Acompanhando de uma mulher que se diz sua esposa e atende pelo nome de Francisca, o homem se apresenta como pastor da Igreja Universal e dono de uma empresa chamada El Shaday, que seria responsável pela contratação de shows evangélicos. O CNPJ da empresa, entretanto, pertence a um mercadinho localizado no bairro Real Copagre, zona Norte de Teresina.
Segundo a advogada Lidiane Valente, Luiz Gonzaga alega que as empresas representantes de artistas evangélicos só faziam negociações com outros evangélicos. “Por isso, o contrato teria que ser intermediado por ele”, disse a advogada.
A produção das artistas exige pagamento antecipado de parte dos cachês, mas o suposto pastor não repassou os valores. O golpista ainda teria falsificado um contrato, usando a logomarca da empresa representante de uma das artistas, retirado da internet.
A advogada Lidiane Valente informou que denunciou o golpe no 12º Distrito Policial. Luiz Gonzaga e Francisca serão intimados, bem como a dona da empresa El Shaday. “Precisamos saber se ela tem participação nesse golpe ou se teve apenas o CNPJ da sua empresa foi utilizado indevidamente”, disse Lidiane.
Segundo informações recebidas pelo Portal, o falso pastor já teria aplicado golpes em diversos produtores culturais de Teresina. O primeiro deles teria ocorrido há mais de dois anos, em um show no Lindolfo Monteiro.

fonte portal o dia

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Apesar de assaltos e insegurança, estudantes são contra PM na UESPI


Apesar de assaltos e insegurança, estudantes são contra PM na UESPI

Polícia Militar atuará de forma provisória dentro da instituição. Segurança será feita através de guaritas e a criação de cartões magnéticos e impressão digital

Uma audiência realizada na manhã desta quarta-feira (28/10) no campus Torquato Neto, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) decidiu mecanismos para melhorar a segurança dentro da instituição.
Policiamento não é bem visto por alguns estudantes dentro da Uespi(Foto: Manoel José/O Olho)
De acordo com o reitor Nouga Batista, um edital de licitação para a construção de guaritas e identificação eletrônica dos estudantes será lançado em até 15 dias. Ele assegurou que a proposta partiu do governador Wellington Dias (PT), que pretende aparelhar e reestruturar a Uespi.
"O governador irá destinar R$ 26 milhões para serem aplicados em melhorias na Uespi. Com isso iremos resolver de uma vez por todas esse problema da insegurança no Torquato Neto", afirmou o reitor.
Reitor da UESPI diz que segurança será resolvida de uma vez por todas com o investimento de R$ 26 milhões que será feito pelo governo do Estado (Foto: Ascom/UESPI)
Presentes na audiência, o coronel Raimundo Sousa, comandante das Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (RONE) e o tenente coronel Vicente Carlos, comandante do 9º Batalhão, disponibilizaram a presença da Polícia Militar dentro da instituição para garantir mais segurança.
SEGURANÇA MILITAR É REPUDIADA
Contudo, alguns segmentos repudiam a presença da PM na parte interna da Uespi. Mesmo assim, o coronel Sousa destacou que ficará à cargo da instituição aceitar ou não o reforço na segurança.
"Não queremos a presença da PM de forma constante dentro da Uespi. Quando estivermos com toda essas medidas sendo postas em ação acredito que iremos ter mais segurança e não será necessário a presença dos policiais na parte interna", ressaltou Nouga.
O controle de estudantes deverá ser feito através de cartão magnético ou impressão digital.
CONSULTA COM ESTUDANTES
"A PM está disponível para ficar na Uespi, mas a comunidade acadêmica se mostra incomodada com a presença do policiamento ostensivo. Deixamos a cargo deles. A instituição ficou responsável por elaborar uma consulta com os estudantes para decidirem se irão aceitar ou não nossa presença", afirmou o coronel Raimundo Sousa, comandante da RONE.
Apesar disso, Sousa garantiu que de imediato, a PM irá atuar dentro da UESPI entre os horários de 7h da manhã até as 22h. O trabalho será feito em forma de escala.
Presidente do Instituto de Segurança Muda Brasil, Dimas Leandro (Foto: Manoel José/O Olho)
INSTITUTO DEFENDE A PM NA UESPI
Também presente na Audiência, o presidente do Instituto de Segurança Muda Brasil, Dimas Leandro, culpou o Estado e as reitorias passadas da Uespi pelos problemas relacionados à segurança. De acordo com ele, não houve uma preocupação em elaborarem um plano de segurança pública interna.
“Vemos uma comunidade acadêmica assustada, vítima de assaltos constantes. Tanto os professores quanto a reitoria vive impedida de trabalhar. Temos que pensar ações urgentes. Os reitores passados nunca se preocuparam em elaborarem um plano de segurança interno que fosse eficiente e duradouro. Os reflexos disso nós estamos sentindo hoje”, afirmou.
Ao contrário do que defende alguns grupos da instituição, Dimas Leandro afirma que a presença da PM seria a ação mais urgente e propícia para melhorar as condições de segurança.
“A alternativa emergencial seria a presença da PM dentro do campus da UESPI. Alguns dizem que causa um certo desconforto, mas os estudantes não tem que se sentir inibidos, mas sim, os bandidos. O que não podemos é aceitar que as pessoas queiram vir para cá roubar, estuprar, namorar, quebrar o patrimônio público ou fazer sexo dentro das dependências”, finalizou.
Participaram da Audiência Pública o comandante do 9º Batalhão, do 1º, da RONE e do Policiamento Escolar de Teresina.

fonte portal o olho

Justiça pede prisão de suspeitos de roubo aos Correios em cidade do PI


Justiça pede prisão de suspeitos de roubo aos Correios em cidade do PI

EM SANTO INÁCIO DO PI: na ação, um dos suspeitos foi morto e 2 policiais foram belados

O juiz federal da Subseção Judiciária de Floriano, Piauí, Brunno Christiano Carvalho Cardoso, determinou a prisão preventiva dos suspeitos de participação na tentativa de roubo à agência dos Correios da cidade de Santo Inácio/PI, ocorrida no dia 26 de outubro.
Segundo o auto de prisão em flagrante, os detidos foram presos logo após a tentativa frustrada de roubo à agência localizada no Município de Santo Inácio/PI, ocorrida por volta das 10 horas da manhã do dia 26. Um dos cúmplices no roubo, ainda não identificado, foi morto pelo vigilante da agência. Durante a troca de tiros, o vigilante do local e dois policiais militares foram feridos. Após a tentativa de fuga, os supostos assaltantes foram presos algumas horas depois.
Em sua decisão, o juiz afirma que a autoridade policial observou todos os procedimentos legais por ocasião das prisões. Sobre a decretação da prisão preventiva, o magistrado baseou sua decisão nos relatos dos policiais militares que efetuaram a prisão, bem como nos da testemunha, considerando presentes indícios suficientes de autoria dos delitos tratados.
“Em face da gravidade dos delitos narrados, das circunstâncias violentas em que foram praticados em Município pacato e da desenvoltura dos envolvidos no tiroteio e na tentativa de fuga, observo que a conversão das prisões em flagrante em prisões preventivas é necessária para se assegurar a ordem pública e para se assegurar a aplicação da lei penal”, argumenta o magistrado Brunno Christiano Carvalho Cardoso, em seu texto decisório.
Assim, o juiz, com o intuito de assegurar a aplicação da lei penal e de garantir a ordem pública, determinou a prisão preventiva de Adriano Dantas Fernandes, de Mauricio Alves de Souza, e de Fleques Pereira Lacerda.
Fonte: 180graus.com com informações ASCOM da Justiça Federal do Piauí

Prisão Homem é preso com dinheiro e drogas em Piripiri


Prisão

Homem é preso com dinheiro e drogas em Piripiri

Ele estaria acompanhado de duas mulheres em um motel da cidade, e uma delas, teria feito a denúncia.

Um homem identificado como Antônio Silfarne Alves Lopes, foi preso com drogas e dinheiro, na manhã desta quarta-feira (28), em um motel, na cidade de Piripiri, a aproximadamente 164 km de Teresina.

Segundo informações da Polícia Militar da cidade, Antônio estava acompanhado de duas mulheres no local. Uma delas teria enviado uma mensagem para um mototaxista, que acionou a polícia. 

“Ele foi preso em flagrante e levado para a delegacia”, resumiu a policial de plantão ao portal.
Imagem: Repórter 10Homem é preso com dinheiro e drogas em Piripiri(Imagem:Repórter 10)Homem é preso com dinheiro e drogas em Piripiri

fonte gp1

Procurador do Trabalho investiga faculdade Estácio Ceut


Procurador do Trabalho investiga faculdade Estácio Ceut

O Procurador do Trabalho José Heraldo de Sousa, instaurou inquérito civil para apurar denúncia de irregularidades trabalhistas contra o Centro de Ensino Unificado de Teresina (Ceut), agora Estácio Ceut.
Imagem: DivulgaçãoFaculdade Ceut é vendida para Universidade Estácio Sá(Imagem:Divulgação)Faculdade Ceut
O procedimento foi instaurado com base na notícia de fato formulada contra o Centro de Ensino Unificado de Teresina (Ceut), que denunciou uma série de irregularidades trabalhistas, tais como alteração unilateral do contrato sem anuência dos empregados, assédio moral etc.

A portaria 432/2015 foi assinada no dia 23 de outubro de 2015.

Compra da faculdade Ceut

Em uma negociação milionária, a faculdade Estádio de Sá, do Rio de Janeiro, comprou o Centro de Ensino Unificado de Teresina (Ceut). O valor da transação foi de R$ 33 milhões.

Outro lado 

Ao portal, a secretária da Diretoria Geral da faculdade Estácio Ceut, Maria do Carmo, disse que não tem conhecimento das irregularidades trabalhistas apontadas na denúncia. "Não temos conhecimento", resumiu.

fonte gp1

Prefeitura anuncia construção de espaço cultural na zona sudeste


Prefeitura anuncia construção de espaço cultural na zona sudeste

A Prefeitura de Teresina vai construir um Espaço Cultural no bairro Novo Horizonte. O procedimento prévio para contratar empresa de engenharia para a realização da obra foi analisado pela Procuradoria Geral do Município (PGM), que opinou pela possibilidade jurídica da licitação.
A construção do Espaço Cultural do Conjunto São Francisco Marreiros está orçada em R$481.889,77, valor recomendado para a adoção da modalidade de licitação Tomada de Preços. O prazo previsto para a conclusão do serviço é de 160 dias contados a partir do recebimento da Ordem de Serviços pela empresa vencedora do certame.
A consulta sobre o procedimento prévio à contratação foi realizada pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste (SDU/Sudeste) e, segundo o parecer emitido pela Especializada de Licitações, Contratos e Convênios, o critério de julgamento que deverá ser adotado é o menor preço. 

fonte cidadeverde.com

Dupla invade autoescola e rouba funcionários e clientes no Dirceu Arcoverde


Dupla invade autoescola e rouba funcionários e clientes no Dirceu Arcoverde

Uma dupla de assaltantes invadiu uma autoescola, localizada na avenida Noé Mendes, no conjunto Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina, e assaltou clientes e funcionários que estavam no local. Os suspeitos se passaram por clientes antes de anunciarem o assalto.
Foto: Wilson Filho/Cidade Verde

 
"Chegaram pedindo um orçamento, depois disseram que era um assalto. Estavam os dois armados e pediram tudo de valor", informou uma funcionária que preferiu não se identificar.
Três alunos e três funcionários tiveram seus pertences levados durante a ação criminosa. "Eles pegaram celulares, relógios e joias", disse a funcionária da autoescola. 
A dupla estava vestindo calças e camisas sociais e um boné. Segundo a funcionária, eles chegaram ao local em uma moto Fan Preta 125.
O batalhão Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (Rone) foi acionado para atender a ocorrência.
"Onda de assaltos"
Essa foi a primeira vez que aconteceu um assalto na autoescola. No entanto, estabelecimentos próximos ao local já foram alvo de ações criminosas. "Aqui está tendo uma onda de assaltos, outro dia foi uma madeireira, o tempo todo tem algum estabelecimento sendo roubado", contou a funcionária da autoescola.

fonte cidadeverde.com

Ponte da Frei Serafim corre risco de desabamento, revela estudo


Ponte da Frei Serafim corre risco de desabamento, revela estudo

Conselho de Arquitetura e Urbanismo recomendou interdição imediata.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU-PI) recomendou a interdição da via Leste-Centro da Ponte da Frei Serafim, após ter acesso a um estudo que apontou riscos de desabamento.
A análise foi produzida a pedido do CAU pelo piauiense, professor da Universidade de São Paulo e engenheiro especialista em estruturas, Pedro Wellington G. N. Teixeira. “As situações dos taludes de aterro dos encontros, recentemente cortados a prumo, demandam paralisação imediata do trânsito e intervenção urgente sob risco de acidente estrutural com vítimas’, alerta o relatório.
O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí, Emanuel Castelo Branco, explica o significado dos termos técnicos. “O estudo identificou que foi retirada, quando iniciadas as obras da ponte do meio, a parte da estrutura que sustenta os acessos da área já construída”, disse o presidente. A retirada dessa estrutura, chamada de taludes, desestabilizou a ponte da Frei Serafim.
O estudo detectou também erros no corte vertical no aterro do projeto em execução, erosão sob a laje de transição em decorrência do corte feito no talude da ponte e orienta o imediato desvio do tráfego. “A obra da Ponte JK precisa urgentemente de mais pesquisa técnica para garantir a segurança de milhares de pessoas que trafegam diariamente sobre ela”, alertou Emanuel Castelo Branco.
Se faz necessário ainda uma inspeção visual adequada e detalhada na estrutura e nas fundações da Ponte, extração de corpos de prova de concreto e aço para testes e levantamento geométrico.
Segundo o presidente do CAU, o estudo foi entregue ao Ministério Público do Piauí e, no dia 26 de outubro, oficiado à Secretaria Estadual de Transportes e à empresa responsável pela obra. A situação, de acordo com Emanuel Castelo Branco, exige adoção de medidas urgentes.
Em nota, o engenheiro Augusto Basílio, mestre em planejamento de transporte, informou que já existe a previsão de reconstruir os aterros nos encontros da ponte da Frei Serafim, próximo às lajes de transição, recompondo a estrutura. "Estes taludes há tempo necessitavam de reconstrução, independente do que foi realizado para a construção da etapa estrutural da Ponte JK. Eu quero tranquilizar a população de Teresina", disse o engenheiro.
Segundo Augusto Basílio, ele esteve com o engenheiro Pedro Wellington no local onde será executado o projeto da ponte do meio e, na ocasião, foi constata a necessidade de sua reconstrução, bem como de todo o sistema de drenagem superficial para evitar futuras erosões.

fonte portal o dia

Vereadores derrubam projeto de climatização dos ônibus de Teresina


Vereadores derrubam projeto de climatização dos ônibus de Teresina

Dos 21 presentes, 11 votaram contra e 10 a favor da inclusão de ar-condicionados.

Os vereadores de Teresina derrubaram nesta quarta-feira (28) o projeto de climatização dos ônibus da Capital. Dos 21 presentes, 11 votaram contra e 10 a favor da inclusão que previa climatização de 100% dos ônibus do transporte público.
Cida Santiago (PHS), autora do projeto, afirmou que apresentará o plano novamente no próximo ano. “Precisamos fazer valer o voto que esse povo nos deu e a forma é estarmos apresentando projetos de relevância para benefícios do nosso povo. Nós temos uma das capitais mais quentes do nosso país”, falou a vereadora.
Cida falou ainda que irá se unir com os vereadores que votaram a favor do projeto para apresenta-lo novamente de forma coletiva. Ela acredita que a implantação dos aparelhos é uma questão de saúde pública.
Edson Melo (PSDB) foi um dos vereadores que votou contra o projeto. “Não votamos nesse projeto porque ele é inconstitucional, vai de encontro ao plano projeto, ele admite improvisos, como ar-condicionado colocado em ônibus velhos e não vai funcionar. Não vai ter eficiência. Entedemos que, além de ser inconstitucional, é demagógico para enganar a população. Vai ter ônibus com ar-condicionado, mas não com esse projeto”, disse. 
A matéria recebeu votos contrários dos vereadores Tiago Vasconcelos (PSB), Ananias Carvalho (SD), Valdemir Virgino (SD), José Ferreira (PSD), Jeová Alencar (SD), Edson Melo (PSDB), Luiz André (PPS), Levino de Jesus (PRB), Ricardo Bandeira (PSDC), Teresinha Medeiros (PPS) e Celene Fernandes (SD).
Votação foi precedida por bate-boca entre vereadores
Antes da votação desta quarta-feira, Edson Melo disse que alguns parlamentares da Câmara de Teresina precisam ter mais ética, e criticou a vereadora Cida Santiago por ela ter, segundo ele, insinuado nas redes sociais que alguns vereadores são contra a climatização do transporte público. "Existem alguns colegas que insistem em fazer demagogia nesta Casa, dizendo que eu e outros vereadores somos contra a climatização do transporte coletivo só porque nos manifestamos contrariamente a esse projeto de lei. Isso é um absurdo! Já me elegi sete vezes vereador e nunca fiz demagogia para vencer nas urnas", afirmou.
A vereadora Cida rebateu o tucano e disse ficar intrigada com os argumentos de quem é contra um projeto de lei que, segundo ela, só traria mais conforto para a população. "É muito fácil falar mal daquilo que você não conhece. Você não tem competência para falar de mim, porque não me conhece [...] Causa até estranheza como um projeto de tamanha relevância possa ter sido tão questionado de forma negativa, uma vez que isso é o mínimo que nós devemos fazer pelos usuários do transporte público. O povo está cansado de sucatas. Agora mesmo foram adquiridos novos ônibus sem ar-condicionado, isso mostra que os empresários do setor não estão interessados em melhorar o serviço", conclui Cida Santiago.

fonte portal o dia