quinta-feira, 30 de abril de 2020

Banda de Música da PMPI participa de homenagem aos profissionais de saúde do HILP



Na manhã desta quinta-feira (30), a Banda de Música da Polícia Militar do Piauí proporcionou, com o RH do Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP), coordenado pela psicóloga Nicolle Araújo, uma homenagem aos profissionais de saúde que atuam nesse Hospital, localizado no Centro de Teresina-PI. 

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A Psicóloga destacou que a situação atual é delicada e muitas ações que antes poderiam ser feitas hoje não podem mais por causa das precauções, e a música é uma demonstração de carinho, agradecimento e leva afeto para os profissionais da saúde, "com música, podemos nos despedir daqueles que, durante toda noite, enfrentaram mais um dia de trabalho e receber calorosamente aqueles que terão mais um dia de grandes desafios diante do enfrentamento da COVID-19", enfatizou Nicolle Araújo. 

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Durante as próximas semanas , o RH do HILP desenvolverá outras ações para agradecer e apoiar os profissionais que estão na linha de frente de combate ao coronavírus.

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Uma mãe e colaboradora, que estava apreciando esse momento, disse que ficou emocionada e ressaltou ser um privilégio, assim como afirmou acreditar que todas mães e profissionais que também escutaram a Banda de Música da PM, presenciaram a homenagem, ficaram muito gratos, pois, segundo ela, é um momento que fica nos corações. 












fonte http://www.pm.pi.gov.br

Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: Jardenya Bezerra

Teresina registra quatro assassinatos nas últimas 24 horas



Os crimes violentos em Teresina não recuaram mesmo diante da pandemia do novo coronavírus. Em 24 horas foram registrados quatro homicídios sendo um na região do Promorar (zona Sul), um no bairro São Joaquim (zona Norte) e dois na região do bairro Novo Horizonte, no Grande Dirceu. 
Os crimes da zona Sudeste ocorreram com diferença de 1 h 30 minutos. Hitalo Cristiano da Silva Olveira, 19 anos, foi alvejado com um tiro na Rua São Gabriel. O crime ocorreu por volta de 22h. O jovem ainda foi socorrido com vida, mas morreu no hospital. 
O outro caso na região foi por volta de 23h30, no loteamento Cidade Verde. Kilson Carvalho Cos Filho, 23 anos, foi assassinado com dez tiros em via pública. 
Apesar dos casos terem ocorrido na mesma região e com um pequeno intervalo e ainda não é possível confirmar se há ligação entre as mortes. 
Os crimes são investigados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 

fonte cidadeverde.com

Criança é baleada em casa na zona Sul de Teresina; alvo era o padrasto

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com
Uma criança foi atingida com um tiro na perna após bandidos invadirem uma casa no bairro Promorar, na zona sul de Teresina. O crime ocorreu na noite dessa quarta-feira (29). De acordo com a Polícia Militar, o alvo dos criminosos seria o padrasto da criança. 
"A Companhia independente do Promorar foi solicitada para atender uma ocorrência de tentativa de homicídio, mas ao chegar ao local verificou uma criança atingida por um disparo de arma de fogo na perna. Dois homens armados invadiram a casa onde o padrasto e a criança estavam e efetuaram disparos que atingiram a criança", informou a tenente-coronel Elza Rodrigues, diretora de Comunicação Social da Polícia Militar do Piauí. 
A criança- que não teve o sexo nem a idade divulgados- foi encaminhada ao Hospital de Urgência de Teresina. 
Os suspeitos conseguiram fugir e ainda não foram identificados. 

fonte cidadeverde.com

Agência da Caixa é arrombada na zona Norte e bandidos deixam tudo revirado



A agência da Caixa Econômica Federal localizada na Avenida Duque de Caxias, no bairro Primavera, zona Norte de Teresina foi alvo de arrombamento na madrugada desta quinta-feira (30/04).
Segundo reportagem veiculada no programa Notícia da Manhã da TV Cidade Verde, os criminosos deixaram tudo revirado dentro da agência. A porta giratória teve os vidros estilhaçados. A Polícia Militar foi acionada e isolou o local para o trabalho da perícia.
Várias pessoas que iriam realizar o saque do auxílio emergencial chegaram no local por volta de 5h da manhã e tiveram que se dirigir para outra agência.
O cabo Francisco Carlos da Polícia Militar disse que ao chegar na agência, percebeu que tudo estava revirado, a porta quebrada e que encontrou alguns objetos espalhados do lado de fora da agência.
"Fomos acionados e ao chegar no local observamos que a agência havia sido invadida e revirada. Tombaram cadeiras, quebraram vidros e em volta da agência, deixaram vários objetos, como peças de computador, roteadores, eu acredito que foi um furto qualificado, não foi uma atividade que envolveu maçarico, não tinha cheiro de fumaça, aparentemente alguém entrou, levou o que podia e saiu.
O local foi isolado para o trabalho da perícia da Polícia Federal que vai ficar encarregada das investigações.

fonte 180graus.com

quarta-feira, 29 de abril de 2020

1ª Vara da Infância e Juventude da comarca de Teresina realiza Mutirão de Audiências Concentradas por meio virtual

O primeiro Mutirão de Audiências Concentradas da 1ª Vara da Infância e Juventude (VIJ) da comarca de Teresina do ano de 2020, organizado pela Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e Juventude (Cejij), está sendo promovido por meio de videoconferência, pela plataforma Cisco Webex Meetings, em caráter excepcional, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. Os trabalhos tiveram início nesta segunda-feira (27), contando com a atuação de magistrados, servidores e representantes das instituições de abrigo a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Estão previstas, ao todo, 50 audiências durante esse mutirão, com término nesta quinta-feira (30).
Realizada a cada três meses, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a força tarefa tem o intuito de revisar a situação processual de crianças e adolescentes acolhidos em instituições de abrigo, a fim de analisar a possibilidade de reintegração familiar, seja nuclear ou extensa, e não havendo essa possibilidade, encaminhá-los para inserção no Sistema Nacional de Adoção (SNA) para que possam ser inseridos numa família substituta.
“Acima de tudo, nossa prioridade é atender ao melhor interesse da criança e do adolescente, na defesa seu direito à convivência familiar e comunitária”, explica a magistrada Maria Luíza de Moura Melo, juíza titular da 1ª VIJ de Teresina. De acordo com a juíza, a quantidade de processos agendados para este mutirão atenderá aproximadamente 100 crianças e adolescentes, porque cada processo conta com mais de uma criança e processos apensos.
As audiências estão ocorrendo simultaneamente com dois grupos de trabalho, um coordenado pela magistrada Maria Luíza e outro, pelo magistrado Igor Rafael Carvalho de Alencar, juiz auxiliar da VIJ, e contam também com a participação de promotores de Justiça, defensoras públicas, advogados, assistentes sociais e psicólogos da unidade, além de representantes das instituições de acolhimento e de programas de acolhimento institucional, conselheiros tutelares, familiares e demais pessoas de que sejam partes nos processos.
Trabalho remoto
Devido ao atual cenário emergencial vivenciado na saúde pública e em cumprimento à decisão do ministro Humberto Martins, do CNJ, o mutirão está sendo realizado de forma remota, utilizando para isso, os recursos tecnológicos disponíveis. A iniciativa atende, ainda, à Recomendação n° 62 de 17/03/2020 e à Resolução n° 313/2020, do CNJ, é a orientações emanadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com a finalidade de minorizar os riscos de exposição e contaminação diante da pandemia.

Na unidade, as equipes são formadas por dois magistrados, que estão trabalhando na sede da 1ª Vara da Infância e Juventude, em salas de audiências separadas, de forma remota, cada um com apenas um digitador para o registro de atas. No serviço de Secretaria, os trabalhos estão sendo conduzidos com o seu diretor e apenas um auxiliar, para prestarem as informações dos processos da Capital e do interior, e com o auxílio de dois servidores lotados na Cejij para mediarem o contato virtual com as instituições por meio de seus representantes legais. Todas as pessoas envolvidas no mutirão também estão utilizando os equipamentos de proteção individual, fazendo uso de máscaras e álcool em gel.

fonte http://www.tjpi.jus.br

PMPI segue no combate à COVID-19: doação de alimentos, estabelecimentos fechados e ônibus retidos



Nesses últimos cinco dias, de sexta-feira (24) até terça-feira (28), a Polícia Militar do Piauí abordou e orientou mais de 1800 pessoas, assim como abordou mais de 551 veículos, entre carros, motocicletas e ônibus, assim como estabelecimentos foram verificados em todo o Estado, cumprindo com os decretos governamentais em vigor. 
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Na sexta-feira (24), a 2ª Companhia do 19º Batalhão realizou reuniões com agentes das secretarias de saúde dos municípios de Colônia do Gurgueia, Alvorada do Gurgueia, Eliseu Martins e Manoel Emídio, com objetivo de planejar estratégias na região para combater a propagação do coronavírus. E na terça-feira (28), a reunião contou com a participação do prefeito de Colônia do Gurgueia. Os policiais militares prosseguem com o policiamento preventivo e comunitário nas cidades citadas, e também na estrada do povoado Lagoa Cercada. Nesse mesmo dia, o Comando de Policiamento Especializado, por meio da Operação CPE nas ruas na área da zona leste, fechou quatro bares.
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No dia seguinte, sábado (25), dois ônibus vindos de São Paulo com destino a cidade de Itatira-CE foram abordados, um contendo 24 passageiros e outro com 08, todos foram instruídos. E dois bares foram fechados em Campo Maior-PI, após o 15º Batalhão verificar estabelecimentos que descumpriam o decreto governamental, sendo lavrados dois Termos Circunstanciado de Ocorrência. 

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Entre o sábado e domingo (26), a 4ª Companhia do 15º Batalhão, localizada em Castelo do Piauí, abordou quatro ônibus, sendo que dois seguiram para São Miguel do Tapuio e Assunção-PI, foram escoltados até a saída de Castelo do Piauí; e outros dois que vinham de São Paulo foram encaminhados ao Colégio Cônego Cardoso, onde 11 passageiros desembarcaram e foram encaminhados à vigilância sanitária para adoção dos procedimentos cabíveis. 

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O Grupamento de Polícia Militar de Alto Longá realizou, na terça-feira (28), barreira sanitária em conjunto com a vigilância do município. Na ocasião, dois transportes foram averiguados, ambos vinham do Estado de São Paulo com vários passageiros com destino a diversos municípios do Piauí, por isso 10 pessoas que tinham como parada final a cidade de Alto Longá ficaram em um colégio sendo monitoradas pela Prefeitura local e vigilância sanitária.

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Em São Raimundo Nonato, dois ônibus também oriundos de São Paulo, que faziam o transporte de passageiros, foram abordados com apoio do 11º Batalhão e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sendo todas as pessoas ficaram retidas na rodoviária para uma triagem antes de prosseguirem viagem. Os dois veículos tinham como destino a cidade de Caracol-PI, no entanto apenas um foi liberado para dar prosseguimento ao trajeto. 

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Foram entregues 12 cestas básicas para famílias em Jaicós-PI pela 3ª Companhia do 4º Batalhão. E também, após intensificar fiscalizações e verificar três estabelecimentos abertos, os policiais militares procederam com TCOs por descumprimento aos decretos.

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E em continuidade a essa Operação de combate ao vírus, a 2ª Companhia do 15º Batalhão, durante barreira sanitária na entrada da cidade, São Miguel do Tapuio, verificou três ônibus que transportavam 54 pessoas, todas foram orientadas, notificadas e assinaram termo de responsabilidade para permanecerem em isolamento social. 

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A PMPI, nesses cinco dias, por meio dos Comandos de Policiamentos, Batalhões, Companhias e Grupamentos de Polícia Militar, estão atuando diuturnamente. Na Capital, equipes da CGO, 5º BPM, 6º BPM, 8º BPM, 17º, CODAM atuaram nas áreas comerciais, direcionando as pessoas em bancos, lotéricas, supermercados, entre outros locais. Os policiais militares vêm realizando abordagens nas vias durante o policiamento ostensivo, enquanto as demais Unidades também estão atuando em suas respectivas áreas: central, nas zonas norte, leste, sul e sudeste.

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No Interior, a Polícia Militar está atuando nas seguintes divisas: Quiterianópolis-CE com Assunção-PI, Buriti dos Montes-PI com Crateús-CE, São João da Fronteira-PI com Tianguá-CE. Do mesmo modo, atua nos Postos Fiscais de Jacarandá, em Cocal-PI; do Retiro (SEFAZ) na divisa do Piauí com o Ceará e do Cova Donga. E nos municípios de Altos, Picos, Campo Maior, São João do Arraial, Oeiras, Assunção, Colônia do Piauí, Santa Rosa do Piauí, Wall Ferraz, São Francisco do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Tanque do Piauí, Santo Inácio do Piauí, São João da Varjota, Paquetá, Lagoa Seca, Bocaina, Campo Largo, Lagoa do Barro do Piauí, São João do Piauí e Nova Santa Rita. 

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A PMPI segue executando suas ações de policiamento e prevenção, reforçando as medidas de segurança e distanciamento necessários nos estabelecimentos, orientando as pessoas e proprietários (as), tal como atuando em conjunto com órgãos de saúde nas barreiras sanitárias e fiscalizações, com objetivo de combater à COVID-19 e evitar a proliferação do vírus.









































































































fonte http://www.pm.pi.gov.br

Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: PMs/Unidades

MPPI realiza videoconferência com Seduc para acompanhar ações na área da educação pública

Na tarde desta quarta-feira, 29, foi realizada videoconferência com a Procuradora-Geral de Justiça, Carmelina Moura, membros do Ministério Público do Piauí, o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, e outros representantes da Seduc.

quadro com pessoas
 
O objetivo da reunião, proposta pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC/MPPI), foi verificar, junto à Seduc, as ações realizadas em relação ao planejamento do ano letivo de 2020, por conta da pandemia da Covid-19, que provocou um isolamento social suspendendo todas as atividades que demandavam aglomeração de pessoas.  Alguns dos pontos discutidos foram as aulas realizadas virtualmente, a situação da distribuição da merenda escolar direcionada aos alunos e as ações que devem ser tomadas no que diz respeito à dificuldade de alunos do interior do Estado, principalmente, no acesso às aulas em decorrência da indisponibilidade de internet.
 
 
A Procuradora-Geral de Justiça, Carmelina Moura,  pontuou que o trabalho realizado pela Secretaria de Educação em relação às aulas não-presenciais é relevante para que os alunos de todo o Estado continuem mantendo uma rotina educacional. “Os professores têm papel fundamental durante este período. Vejo que estão se reinventando de acordo com o que é possível fazer, e o Ministério Público está à disposição para ajudar neste momento tão difícil para alunos, familiares e professores”, pontua a chefe do MPPI.
 
 
De acordo com o secretário, a Seduc busca alternativas para que a educação pública estadual não precise paralisar. “Cumprir a carga horária é muito importante, mas também precisamos buscar o lado social da educação, cuidando dos nossos professores e estudantes”, afirma o secretário. Para isso, um documento contendo diretrizes para a rede estadual de educação foi elaborado. Ele indica como deve funcionar a educação durante o período de vigência do decreto que suspende as aulas presenciais. Dentro do panorama da educação feito por Ellen Gera durante a reunião, 92% das escolas já elaboraram planos e aderiram ao regime de aulas online. “Estamos analisando junto com toda a equipe técnica da secretaria o que é possível fazer no caso das escolas que ainda não puderam aderir às aulas online".
 
 
O auditor de controle externo Gilson Araújo, do Tribunal de Contas do Estado, também participou da reunião. “Parabenizo os professores que nesta fase estão fazendo o possível para normalizar a educação e continuar cumprindo seu papel na educação pública. O TCE está, nesse momento, acompanhando o trabalho de cada rede de ensino e estamos participando do projeto nacional chamado 'A educação não pode esperar', que monitora os recursos utilizados nessa fase de aulas online e que também planeja como será o retorno, além de analisar o impacto da pandemia na educação”, diz o auditor.
 
  
quadro de pessoas
 
 
 
“Fico feliz com a parceria com o Ministério Publico. Precisamos do maior número de instituições trabalhando em conjunto, visando ao melhor para a educação no Piauí. As nações que estão conseguindo controlar o cenário da pandemia estão fazendo uma boa análise do cenário, e em todos os âmbitos e a educação é uma prioridade”, afirma o secretário de educação do Piauí.
 
 
Dentro das ações que devem ainda ser propostas pela secretaria a fim de buscar soluções, está a tentativa de exibir as aulas por meio de canais de televisão, para auxiliar aqueles alunos do interior do Estado que não têm acesso à internet. Um outro ponto seria a realização de contrato com empresa de telefonia que possibilite o acesso, para que estudantes possam se conectar. Sobre o auxílio da merenda escolar, a secretaria informou que vai avaliar o cadastro dos alunos que não estão recebendo o repasse, para que isso seja resolvido.
 
A Seduc também estuda a possibilidade de implantar um número de telefone que funcione como canal para tirar dúvidas dos alunos e também a disponibilização de recurso financeiro para que as escolas possam preparar material impresso que deve ser fornecidos aos estudantes que não conseguirem acompanhar as videoaulas.

 
 

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Polícia PRF-PI apreende a maior carga de madeira dos últimos seis meses

De acordo com a PRF, a carga estava sem licença ambiental válida para o transporte, e vinha do Pará.
Na noite dessa terça (28), agentes da PRF-PI apreenderam na BR 315, entre as cidades de Eliseu Martins-PI e Manoel Emídio-PI, 150,0m3 de madeira distribuídos em três carretas.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal foi a maior apreensão de madeira dos últimos seis meses no Piauí. A carga estava sem licença ambiental válida para o transporte, e vinha do Pará.
Ao abordar os veículos de carga da marca VOLVO/FH, conduzida por dois homens de 27 e 30 anos, também uma SACANIA/T113 que estava sendo conduzida por um idoso de 68 anos e um IVECO/STRALS por um homem de 38 anos, foi solicitada a documentação da carga e nenhum documento ambiental foi apresentado. Além disso, foi mostrada por um condutor, uma documentação falsa.
Madeira apreendida
  • Madeira apreendida
Na verificação da carga feita pelos policiais, eles afirmaram que foi encontrada uma enorme quantidade de madeira serrada que seria utilizada, que segundo eles, daria para cobrir 100 casa populares.
Além disso, a PRF afirmou que as cargas eram oriundas do estado do Pará e estavam indo para estados da Bahia, Pernambuco e Paraíba. A carga estava avaliada em R$ 21.700,00, conforme as notas fiscais.  
A carga foi encaminhada junto com os condutores a Polícia Civil da cidade de Bom Jesus para os devidos encaminhamentos. A Polícia enquadrou as empresas proprietárias dos veículos  no Art.46 da Lei nª 9.605/98 de crimes ambientais.

fonte www.viagora.com.br

Piauí Justiça condena prefeito Júnior Carvalho a cinco anos de prisão

Além do prefeito de Demerval Lobão, a juíza Vládia Maria de Pontes Amorim condenou Ronaldo Campelo, ex-prefeito de Curralinhos, Valdênia Campelo, ex-secretária, e o empresário Clerton Soares.
A juíza federal Vládia Maria de Pontes Amorim condenou Ronaldo Campelo, ex-prefeito de Curralinhos, Valdênia Campelo, ex-secretária municipal de Finanças, Júnior Carvalho, empresário e atual prefeito de Demerval Lobão, e Clerton Soares, empresário, por crimes de responsabilidade em uma ação penal ajuizada pelo Ministério Público Federal. A sentença é datada de 27 de abril de 2020.
De acordo com a denúncia feita pelo órgão ministerial, Ronaldo Campelo e Valdênia Campelo teriam desviado recursos oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), mediante simulação de aquisição de combustíveis no valor de R$ 168.565,64 em dois estabelecimentos: o Posto Sacy, representado por Clerton Soares, e o Posto Carvalho, representado por Júnior Carvalho.
Relatório da denúncia
A denúncia cita que um total de R$ 102.362,46 teriam sido desviados para o Posto Sacy nos anos de 2007 e 2008, referentes à aquisição de combustíveis gasolina e diesel, e um montante de R$ 66.203,18 teria sido desviado para o Posto Carvalho nos anos de 2009 a 2011, referente à aquisição de combustíveis álcool, gasolina e diesel.
O MPF relatou na denúncia que Ronaldo Campelo e Valdênia Campelo teriam, no mesmo período, aplicado indevidamente recursos do Fundeb em despesas inelegíveis, sendo que tal fato teria ensejado uma aplicação indevida de um montante de R$ 70.171,11 em locação de veículos de transporte de servidores, prestação de serviços de informática e pagamento de alimentação e material de formatura do ensino médio.
O órgão ministerial mencionou ainda que os gestores, também na gerência de recursos do Fundeb, realizaram contratações diretas sem formalização de procedimentos licitatórios de dispensa ou exigibilidade, consistentes na “aquisição de produtos (combustíveis, lubrificantes e peças de veículos) e contratação de serviços (transporte escolar), de forma contínua e fragmentada, durante os exercícios de 2007 a 2011, em violação ao disposto no art. 2º c/c art. 23 da Lei 8.666/93”, e num valor total de R$ 1.003.192,85 (um milhão, três mil, cento e noventa e dois reais e oitenta e cinco centavos).
“A acusação detalhou que: R$ 336.547,24 (trezentos e trinta e seis mil quinhentos e quarenta e sete reais e vinte e quatro centavos) diriam respeito ao prejuízo causado pelas indevidas contratações diretas de combustíveis e lubrificantes, realizadas junto ao Posto Sacy e ao Posto Carvalho; R$ 79.654,62 (setenta e nove mil seiscentos e cinquenta e quatro reais e sessenta e dois centavos) diriam respeito ao prejuízo causado pelas indevidas contratações diretas de peças de veículos, realizadas junto a Tecdiesel, Mecânica Teresina, Auto Freio 2 Irmãos, Renauto Diesel, Neusul e outras; R$ 586.990,99 (quinhentos e oitenta e seis mil novecentos e noventa reais e noventa e nove centavos) diriam respeito ao prejuízo causado pelas indevidas contratações diretas de transporte escolar”, afirmou o MPF.
Defesa dos réus
Após serem citados, os réus apresentaram resposta à acusação, sustentando que: “há ausência de contraditório no Inquérito Policial; que o Decreto-Lei nº. 201/67 não se aplica a particulares, mas sim a agentes políticos; inépcia da denúncia por não demonstração dos fatos e do dolo específico; ausência de justa causa por não especificação das condutas dos acusados e por não demonstração da tipicidade material;não ter ocorrido o dano ao erário e o desvio das verbas por efetiva prestação dos serviços contratados (combustível); não saberem, os réus empresários, que os carros abastecidos não eram vinculados ao Município, bem como não saberem da origem das verbas que lhes foram repassadas pelos réus gestores públicos”.
Sentença 
Diante dos fatos e provas apresentadas pelo Ministério Público Federal, a juíza Vládia Maria julgou parcialmente procedente a denúncia, e condenou os réus Ronaldo Campelo, Valdênia Campelo, Clerton Soares e Júnior Carvalho nas penas do delito do artigo 1º, inciso I, do Decreto-Lei nº 201/67.
A magistrada fixou a pena-base dos réus em três anos e três meses de reclusão. No entanto, a pena foi aumentada em ⅔ em virtude de causa do art. 71 do Código Penal e fixou, em definitivo, o período de cinco anos e cinco meses de reclusão para cada réu.
Ronaldo Campelo e Valdênia Campelo foram ainda condenados nas penas do delito descrito no inciso III do mesmo artigo do Decreto-Lei nº 201/67, na forma do art. 71 do Código Penal. A juíza adicionou a pena de 9 meses e 10 dias de detenção, assim como fixou honorários advocatícios para Defensoria Pública da União no valor de R$ 372,80 para cada réu.
Foi determinado que todos devem cumprir as penas em regime semi-aberto. Porém, Vládia Maria concedeu aos réus o direito de recorrerem em liberdade.

fonte www.viagora.com.br

SDU Leste sorteia boxes do Mercado do Satélite e limpa área externa para funcionamento



A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste) realizou o sorteio dos boxes do Mercado do Satélite. O processo foi realizado pela equipe da Gerência de Serviços Urbanos, que sorteou 20 boxes, divididos em hortifruti, carnes, frangos e frios e lanchonete e variedades.
O Mercado Público do Satélite será entregue à população a partir da próxima segunda-feira (04). Os permissionários que receberam os boxes por meio de sorteio atenderam aos critérios pré-estabelecidos pela Gerência da SDU. Todos são permissionários do antigo mercado do bairro e estavam em um local provisório para a venda de produtos aos moradores da região.
Sobre o funcionamento do Mercado, Renato Lopes destacou que no ato do sorteio dos boxes, realizou orientações necessárias, sobretudo as recomendações dos órgãos de saúde, tais como o uso obrigatório de máscaras, além do distanciamento mínimo de dois metros entre uma pessoa e outra.
No entorno do espaço, a equipe de Serviços Urbanos da SDU destinou ainda a limpeza com serviços de capina e roçadeira. Sobre isso, Renato Lopes disse que a limpeza se deu em virtude da aproximação da data de entrega do Mercado à população. “O Mercado Público do Satélite já estará em funcionamento a partir da próxima semana. Efetuamos a limpeza no entorno do espaço para garantir um local mais limpo e agradável”, ressaltou.
Conhecimento para gerir bem
No início de março deste ano, os permissionários do Mercado foram contemplados com a realização dos cursos de gestão de negócios e manipulação de alimentos. A iniciativa foi promovida pela SDU Leste em parceria com a Fundação Wall Ferraz.
O curso de Gestão foi conduzido pelo palestrante José de Ribamar Sousa, que frisou a importância de gerir bem o negócio, aplicando as diretrizes corretas para atrair os clientes, bem como gerenciar o Mercado como um todo. Dinâmicas de grupos e atividades práticas também integraram a programação.
“Essa iniciativa teve o objetivo de dar as diretrizes necessárias para que os trabalhadores tenham a oportunidade de gerenciar seus boxes de forma eficiente”, frisou o superintendente João Pádua.
Sobre a manipulação de alimentos, os comerciantes aprenderam sobre como resfriar os alimentos, que precisam de baixas temperaturas para a efetiva conservação, e como acondicioná-los de maneira correta. O manual de boas práticas do curso aplicado também abordou sobre a importância das infraestruturas e instalações no interior dos boxes, a higiene e a saúde dos permissionários. Os cursos terão continuidade após o período de isolamento social.
Estrutura do Mercado
Com investimento de R$ R$ 729.882,31, em recursos próprios do município, o mercado tem uma área ampla e ventilada, distribuída em 537,56 metros quadrados, com bancas, dois banheiros (feminino e masculino), cozinha, depósito e sala da administração.
Já a área total do terreno corresponde a 3.704,97 metros quadrados, onde serão construídos dois pátios de 437,80 metros quadrados cada um e dois estacionamentos, sendo um para veículos de passeio (626,11 metros quadrados) e outro para carga e descarga (409, 75 metros quadrados), além de vagas para motocicletas.

fonte pmt.pi.gov.br