segunda-feira, 24 de março de 2014

Desaparecimentos podem ser registrados pela internet no Piauí


Desaparecimentos podem ser registrados pela internet no Piauí

Delegacia virtual está disponível. Veja em que casos procurar.

Os casos de desaparecimento ocorridos no Piauí podem ser registrados no site da Polícia Civil, sem necessidade de procurar uma delegacia. Segundo o delegado geral de polícia, James Guerra, 90% desses casos são desaparecimentos voluntários e não possuem cunho violento. 

Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde

A maioria são usuários de drogas que passam dias ou semanas fora de casa. Outros casos frequentes são de pessoas com perturbações mentais, com algum tipo de doença ou envolvimento com álcool. Aí o familiar ou responsável deve acessar o site da polícia [www.pc.pi.gov.br].

Os casos em que envolvem violência, quando a pessoa desaparecida não tem histórico de envolvimento com droga, ou se trata de uma criança ou adolescente, ou ainda idoso, a polícia deve ser comunicada com urgência para agir o mais rápido possível. 

"Se você achar que o desaparecimento tem um fundo criminoso, aí você faz esse registro na delegacia. Mas 90% dos casos de desaparecimento são voluntários. A pessoa tem uma doença, tem um conflito em casa, tem problemas mentais. Nesse caso, você pode fazer o registro na internet e esse prazo de 24 horas é dado para o caso não criminal. A gente orienta para a pessoa procurar hospitais, um local onde ela pode estar sem avisar à família, no entorno da residência, em locais públicos onde a pessoa pode acessar. Nos casos criminais, a polícia age imediatamente porque pode envolver crianças, idosos. Quando é criança, a natureza da ocorrência é essencialmente criminal e daí agir mais rapidamente. Mas, na maioria dos casos são usuários de drogas que passam 2, 3 dias, até uma semana fora de casa", explica James Guerra.


Transição de governo

O delegado assegura ainda que não haverá problemas de descontinuidade na administração da Secretaria de Segurança com a saída do governador Wilson Martins (PSB) e quando o vice Zé Filho (PMDB) assumir.

"No caso da Polícia Civil, ela é composta mais por técnicos, todo mundo é efetivo, não houve sequer a necessidade de fazer sequer transição. Com a mudança de governo, qualquer um que chegue pode fazer as mudanças", disse.


Sobre a possibilidade de assumir o comando da pasta, James afirmou que o cargo é de indicação pessoal do futuro governador. "Essas mudanças de cargo só deverão se configurar depois de o governador assumir. Aí ele vai colocar uma pessoa de sua confiança", comentou.

fonte cidadeverde.com