terça-feira, 27 de maio de 2014

Honraria Câmara de Picos homenageia ex-senador Heráclito Fortes com título de cidadania


Honraria

Câmara de Picos homenageia ex-senador Heráclito Fortes com título de cidadania

Diploma será entregue em sessão solene marcada para as 19 horas desta quarta-feira, 28 de maio

Seguindo uma série de homenagens que vem prestando a políticos de várias correntes partidárias, a Câmara Municipal de Picos entrega nesta quarta-feira, 28 de maio, o título de cidadania picoense ao ex-senador Heráclito de Sousa Fortes (PSB), pré-candidato a deputado federal pela base governista.

A sessão solene está prevista para as 19 horas desta quarta-feira (28) no Plenário “Vereador Pedro Barbosa da Silva”. A direção da Câmara já mandou distribuir os convites e espera uma expressiva participação de autoridades e populares no evento.

Imagem: José Maria/GP1Heráclito Fortes receberá cidadania picoense(Imagem:Foto: José Maria)Heráclito Fortes receberá cidadania picoense

O decreto legislativo propondo a honraria ao ex-senador Heráclito Fortes foi uma iniciativa do vereador Francisco de Assis Pio da Silva (Titico Barbosa), do PP, assassinado em 14 de outubro de 2012, uma semana após ter sido reeleito.

Perfil

Heráclito de Sousa Fortes nasceu no dia 1º de agosto de 1950, em Teresina. É filho de Valdir de Carvalho Fortes e Cecy de Sousa Fortes. Casado com Mariana Brennand Fortes, o casal têm três filhas. Funcionário público federal, foi Oficial de Gabinete do vice-governador de Pernambuco, José Antônio Barreto Guimarães (1971-1973) ocupando a seguir uma das assessorias do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) de 1973 a 1975 e outra na Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU) de 1975 a 1978.

Deixou este último cargo para se candidatar a deputado federal pela ARENA em 1978 e foi eleito segundo suplente sendo efetivado anos mais tarde devido à morte de José Pinheiro Machado. Entre 1980 e 1982 foi assessor parlamentar do Ministério da Educação na gestão Rubem Ludwig, época em que passou do PP ao PMDB após a incorporação entre as duas legendas. Reeleito deputado federal em 1982 e 1986, integrou a Executiva Nacional do PMDB, foi vice-líder do governo José Sarney e terceiro-secretário da Mesa Diretora na Câmara dos Deputados.

No decorrer do mandato que foi eleito como 2º suplente 1979/1983 faleceram dois titulares - Paulo Ferraz e José Pinheiro Machado - sendo convocados os dois suplentes das vacâncias abertas, respectivamente o 1º suplente João Clímaco d'Almeida e o 2º suplente Heráclito de Sousa Fortes.

Sua trajetória política em Brasília foi interrompida em 1988 quando foi eleito prefeito de Teresina integrando uma dissidência do PMDB liderada por Wall Ferraz. No último ano de sua gestão filiou-se ao PDT e a seguir ao PFL, onde permaneceu até a criação do Democratas. 

Com 671.076 votos, foi eleito senador em 2002 numa eleição bastante disputada contra Antônio de Almendra Freitas Neto. Em 2010, não obteve êxito em sua candidatura a reeleição ao senado. Conseguiu 424.350 votos, mas foi derrotado por dois novatos ao senado, Wellington Dias e Ciro Nogueira, assumindo a 4ª posição. Ano passado filiou-se ao PSB, partido pelo qual é pré-candidato a deputado federal.

fonte gp1