domingo, 13 de julho de 2014

Economia Infraestrutura e clima contribuem para safra recorde no Estado


Economia

Infraestrutura e clima contribuem para safra recorde no Estado

O resultado é explicado através do aumento da área plantada e a situação climática do Estado.

O estado do Piauí continua entre os destaques na produção de grãos no Brasil. Segundo relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado na última quinta-feira (9), a safra de julho de 2014 já tem estimativa de aumento recorde de mais de 23% em relação ao mesmo período dos anos anteriores.

O resultado é explicado através do aumento da área plantada e a situação climática do Estado. No Piauí, o aumento da produção estimada é de 78%, com crescimento de quase 10% da área de plantio.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), os resultados do aumento na produção de grãos também se referem aos investimentos realizados pelo Governo do Estado nos últimos anos, em infraestrutura e mobilidade urbana. “O governo vem investindo nos últimos anos no acesso ao polo agrícola do Estado, isso tem estimulado os produtores da região a investirem cada vez mais na produção de grãos e no incremento das áreas plantadas”, disse o secretário José Raimundo.

Ainda de acordo com o secretário, nos cerrados, a região de maior produção agrícola do Piauí e a terceira do Nordeste, os investimentos em mobilidade urbana foram realizados com o asfaltamento de 130km da BR 235, de Gilbués a Santa Filomena, que facilitou o transporte e escoamento da produção da região.

Já na transcerrados, as obras da Perimetral Sul, no trecho que liga a cidade de Uruçuí, a BR 135 à nova rodovia, através da Serra do Quilombo, também receberam investimentos do Governo no novo acesso para região agrícola do Estado.

Milho

No ultimo levantamento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de grãos no Piauí em maio deste ano teve um aumento de 81,16% em relação ao mesmo período do ano passado. Em relação ao milho, a safra nacional esperada gira em torno de 5,8 milhões de toneladas, com o Piauí apresentando o melhor desempenho em termos relativos, com aumento de 174%, o que equivale a uma produção de 1,3 milhão de toneladas de grãos, enquanto a Bahia segue com um volume de 1,9 milhão de toneladas.

Se as previsões se confirmarem, os piauienses passam a ocupar também a segunda posição no ranking dos produtores de soja do Nordeste, desbancando o Maranhão. A estimativa é que a safra do estado chegue a 1,9 milhão de toneladas contra 1,8 milhão do Maranhão e 3,5 milhões da Bahia.

fonte gp1