sábado, 30 de agosto de 2014

Tumulto no Detran prejudica alunos que estão tirando carteira de motorista


Tumulto no Detran prejudica alunos que estão tirando carteira de motorista

Órgão avisa que não irá abonar exames práticos não feitos por conta da greve dos instrutores; PM foi acionada para conter confusão.

Desde que os instrutores de autoescola paralisaram suas atividades e entraram em greve, na última quarta-feira (27), mais de 700 usuários foram prejudicados e deixaram de realizar os testes práticos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação no Pátio Davi Solano, do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), zona Sul de Teresina.
Estes alunos tiveram seus retestes marcados para a última quinta-feira (28), mas alguns deixaram de realizar a prova devido ao tumulto que se formou no local e tornou a se repetir ontem (29). Para controlar os ânimos, a Polícia Militar foi acionada.
A diretora de Habilitação do Detran-PI, Renata Sampaio, foi ao pátio conversar com os instrutores que estão em greve. Ela disse entender a reivindicação dos trabalhadores, mas que os alunos não deveriam ser privados da realização dos testes práticos, principalmente quem está com os processos por vencer.
Foto: Jailson Soares/O Dia

Renata Sampaio diz que o Detran não pode parar os testes porque estaria aderindo à greve
“Eu acho o salário de vocês baixo, o trabalho é desgastante, vocês ficam no sol. Eu sei que vocês têm que receber mais, porque todo mundo aqui é pai de família, mas do mesmo jeito que vocês estão com seus direitos sendo tolhidos pela autoescola, os meus usuários também estão. Coitados. Eles não têm culpa. Tem gente que juntou dinheiro por um ano para tirar a habilitação”, disse.
Renata Sampaio informou que nem os instrutores nem as autoescolas procuraram a direção do Detran-PI para informar da greve. “Eu fui surpreendida pela greve, então como eu posso mediar com uma coisa que eu nem sei que está acontecendo? Eu não estou dizendo que a greve deles é irregular, não é, mas eles são desorganizados e devem resolver isso com o dono das autoescolas, não atrapalhando o fluxo das provas práticas aqui do Detran”, defendeu.
Entretanto, mesmo lamentando que os usuários serão prejudicados, a diretora de Habilitação do Detran-PI afirmou que os alunos não estão isentos do pagamento da taxa de reteste. “Os alunos que resolvam com a autoescola. O Detran está aberto para realizar os testes. E quem não fizer a prova, precisa pagar o reteste e esperar 15 dias para a remarcação”, disse, acrescentando que não é possível deixar de cobrar a taxa, pois “não é culpa do aluno, muito menos do Detran. As escolas que devem negociar e pagar os retestes dos alunos. Se eu fizer isso, eu estarei aderindo à greve deles e o Detran não pode tomar partido”. 

fonte portal o dia