terça-feira, 14 de outubro de 2014

Divergência com o Iphan atrasa obra do Parque da Cidadania


Divergência com o Iphan atrasa obra do Parque da Cidadania

O instituto tenta preservar o patrimônio histórico existente na área da antiga estação de metrô da capital.

A conclusão da obra de construção do Parque da Cidadania na avenida Frei Serafim, Centro de Teresina, deve ficar apenas para o próximo ano. O cronograma de execução da obra tem sofrido atrasos devido a intervenções do Iphan – Instituto do Patrimônio histórico e Artístico Nacional. O instituto tenta preservar o patrimônio histórico existente na área da antiga estação de metrô da capital.
Ao visitar a obra na manhã de ontem, o prefeito Firmino Filho afirmou que a administração municipal tem dialogado com o Iphan para tentar evitar problemas maiores. “Devido a essa questão obra não está sendo do jeito e na velocidade que nós gostaríamos. Nós temos que nos adaptar a essas regras de respeito ao patrimônio histórico. Para a administração pública de Teresina, é fundamental que esta possa ser uma obra que respeite o patrimônio histórico”, disse.
Foto: Assis Fernandes/O Dia

Firmino e assessores visitaram ontem o parque
A obra do Parque da Cidadania está orçada em aproximadamente R$ 12 milhões e compreende uma área de 8 hectares. De acordo com o prefeito, com a conclusão da obra o teresinense terá um espaço de lazer e para a prática de exercícios físicos. “Neste espaço irá funcionar uma pista de skate, outra para caminhada, bicicletário, quadras de esporte, anfiteatro e um museu de arte santeira. É mais um espaço para o lazer de Teresina” destacou.
Até agora foram utilizados R$ 7 milhões da parceria que a Prefeitura de Teresina firmou com o Governo Federal. “Quando se fala em projeto de uma obra se fala de diferentes níveis de abstração. Temos o projeto básico e o projeto executivo. Só na execução é que algumas correções devem ser feitas na obra. É isso quem vem ocorrendo agora. O Iphan pediu que algumas mudanças fossem realizadas, por isso a obra não ocorre na velocidade que gostaríamos”, disse.

fonte portal o dia