terça-feira, 14 de outubro de 2014

PiauíTec terá início com debate nesta terça-feira na Potycabana


PiauíTec terá início com debate nesta terça-feira na Potycabana

Com o intuito de integrar a academia com a sociedade em geral será aberta nesta terça-feira em Teresina a feira PiauíTec 2014, que integra o calendário nacional da Semana da Ciência & Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 
Para a secretária de desenvolvimento econômico e tecnológico (Sedet), o evento promove uma aproximação da população com o que é criado para o desenvolvimento do Estado.
"Nosso objetivo é acabar com o afastamento das pessoas com esse trabalho que contribui efetivamente para a melhoria de suas vidas", explicou a secretária.
Na abertura, o debate Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação: o desafio de unir a academia e setor produtivo, vai mostrar que é possível a parceria IESs e setor produtivo, uma vez que aquelas instituições podem apresentar soluções inovadoras para um mercado cada vez mais competitivo, é o que afirma a secretária Patrícia Freitas. “O fomento à pesquisa traz resultados exitosos para as empresas e universidades. É uma aliança para promover o desenvolvimento, beneficiando os dois lados: academia e as empresas”, afirma, “sendo uma contribuição da Sedet para apontar caminhos e oportunidades para o financiamento de pesquisas, proporcionando o desenvolvimento sustentável”.
Com o tema Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, o evento contempla além da feira, palestras, clínicas tecnológicas, oficinas, minicursos e bate-papos com pesquisadores, que objetiva despertar os jovens para a ciência. O evento é gratuito e aberto ao público, com programação que inicia a partir das 17h, no período de 14 a 16 de outubro, no Parque Nova Potycabana.
"Sempre procuramos também homenagear uma personalidade local com ampla atuação e esse ano escolhemos o padre Tony Batista, por ter um trabalho consistente e reconhecido pela sociedade", acrescentou a gestora.
A PiauíTec 2014 conta com importantes parceiros: Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapepi), o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e o Instituto Federal de Ensino do Piauí (IFPI).

fonte cidadeverde.com