Investigação
Subprocurador-Geral de Justiça abre inquérito para investigar Procuradora Chefe Zélia Saraiva
A portaria de instauração do inquérito civil público foi assinada na última sexta-feira (10) pelo Subprocurador-Geral de Justiça, Luís Francisco Ribeiro.
A investigação teve início com base em ofício do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Piauí (SINDSEMP-PI), que encaminhou representação questionando possíveis ilegalidades relativas ao cargo de Assessor de Procurador de Justiça.
O Subprocurador-Geral de Justiça, Luís Francisco Ribeiro, considerou que, já que a própria Procuradora-Geral, Zélia Saraiva Lima, não pode investigar seus próprios atos, a apuração dos fatos deve ser atribuída à Subprocuradoria-Geral; ponderou, ainda, que a conversão foi necessária porque o Procedimento Investigatório extrapolou o prazo legal de conclusão, e não era o caso de arquivamento e nem de propositura de ação civil pública.
A portaria foi assinada na última sexta-feira (10), e publicada na edição desta segunda-feira (13), no Diário da Justiça do Piauí.
Entenda o caso
No dia 17 de setembro, a promotora de Justiça Leida Diniz, expediu recomendação à procuradora-geral Zélia Saraiva sobre exoneração de Assessores dos Procuradores de Justiça
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Promotora Leida Diniz
Já no dia 24 daquele mês, a procuradora-geral afirmou, em Processo Administrativo, que não iria cumprir a recomendação
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Procuradora geral de justiça Zélia Saraiva