quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Strans multa cerca de 350 veículos mensalmente


Strans multa cerca de 350 veículos mensalmente

Os trechos com maiores incidências de multa por estacionamento em fila dupla estão no Centro

Com poucos estacionamentos no Centro de Teresina e pela dificuldade em encontrar vagas para estacionar, é comum presenciar a seguinte cena: carros em fila dupla. Ruim para os outros veículos que tentam trafegar pela via que fica estreita e para quem tem seu automóvel bloqueado e fica impossibilitado de sair.
Segundo dados da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), cerca de 350 veículos são multados por mês por estacionarem em fila dupla. A infração é considerada grave e pode render cinco pontos na carteira de habilitação, além do motorista ter que pagar uma multa de R$127,69.
Os trechos com maiores incidências de multa são registrados na Rua Lisandro Nogueira, próximo ao Mercado Central; Rua Álvaro Mendes, nas proximidades de um banco; e na Rua João Cabral, próximo a uma escola particular, além de diversas outras vias na região central da capital. Quem comete este tipo de infração justifica que estacionou o carro ao lado de outro porque precisava resolver um problema rápido e não havia estacionamento próximo ou com vaga.
Foto: Jailson Soares/O Dia

Motoristas justificam as infrações pela pouca oferta de estacionamentos regulares na Capital
O motorista Flávio Jean acredita que o principal motivo para que haja filas duplas é a falta de estacionamento. Para ele, essa seria uma das alternativas necessárias para resolver a problemática. “Tem pessoas que param o carro ao lado do outro porque tem um problema para revolver e não demora muito. Como não tem estacionamento, as pessoas são obrigadas a fazer isso, pois ou para ou não resolve o que tem que fazer”, disse.
Para Flávio Jean, fiscalizar ajudaria a manter o controle dos veículos e o trânsito fluiria melhor, inclusive com aplicação de multa, se fosse o caso. É o que pensa também o aposentado José Vieira. Ele conta que os motoristas não respeitam as sinalizações, muito menos os pedestres.
Os agentes de trânsito da Strans estão realizando fiscalizações diariamente, na tentativa de orientar os motoristas a não estacionarem seus veículos em fila dupla. Com as proximidades das festividades de final de ano e o intenso fluxo de veículos no Centro de Teresina, deverá ser feito um planejamento para que seja redobrada a fiscalização em pontos que registram mais automóveis e aumento de imprudências.

fonte portal o dia