sábado, 27 de dezembro de 2014

THE:Firmino Filho anuncia aumento de tarifa e novo sistema de ônibus


THE:Firmino Filho anuncia aumento de tarifa e novo sistema de ônibus

Ele não adiantou percentuais de aumento ou quanto poderá ficar a tarifa

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), afirmou na última sexta(26/12) que a partir de janeiro o sistema de transporte urbano começa a funcionar em novo formato. Ele afirmou ainda que depois de três anos com a tarifa de passagens congelada terá que fazer um reajuste para evitar um colapso no sistema. "A tarifa será uma segunda pauta. É difícil imaginar que não haja diferença", afirmou o prefeito em entrevista para a TV Cidade Verde.
Ele não adiantou percentuais de aumento ou quanto poderá ficar a tarifa. Hoje, a passagem de ônibus custa R$ 2,10 a inteira. "Estamos há três anos com a tarifa congelada. Algum reajuste haverá eventualmente, para não ter colapso. Estamos prestes a ter (o colapso no sistema), e alguma providência precisa ser adotada", observou. Segundo Firmino Filho, as empresas vencedoras da licitação do transporte público da capital, realizada no meio do ano, começam a operar em janeiro.
"Vamos dar a ordem de serviço para que as empresas comecem a operar em janeiro. Isso vai possibilitar que sejam inseridos no sistema novos ônibus", adiantou, acrescentando que todo o sistema passará por mudanças. Ele informou que haverá ainda um sistema de monitoramento da frota, para que a própria população possa acompanhar e fiscalizar o tempo dos ônibus.
"Todo um sistema passará por uma mudança e a população vai perceber as melhorias. Estamos na fase de licitação também para as obras dos oito terminais de integração", adiantou o prefeito. Os terminais de integração vão ficar em quatros pontos nas zona Sul, Leste, Sudeste e Norte, e no centro da cidade, e permitirão da efetivação do processo de inte-gração das linhas de ônibus. De acordo com a licitação divulgada em agosto, o consórcio Poty, composto pelas empresas Viação Piauiense, Emvipi e Teresinense, vai trabalhar com as linhas da zona Norte.
O consórcio Urbanus, composto pelas empresas Cidade Verde, Asa Branca, Santana e São Cristóvão, ficará com as linhas da zona Leste. O consórcio Theresina, composto pelas empresas Taguatur, Emtracol, Dois Irmãos, Santa Cruz e Teresina, vai operacionalizar as linhas da zona Sudeste. E a empresa Transcol ficará com as linhas da zona Sul.
Fonte:180graus.com  Com informações do Diário do Povo