segunda-feira, 27 de abril de 2015

Assembleia encerra inscrições para o TCE-PI em eleição que pode ser judicializada


Assembleia encerra inscrições para o TCE-PI em eleição que pode ser judicializada

Votação deve acontecer até o dia 29 de maio. As inscrições passarão ainda por avaliação de uma comissão composta por dois deputados e dois procuradores


A Assembleia Legislativa do Estado encerrou nesta segunda-feira (27/04) as inscrições para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). Com 31 inscritos, a disputa contará na maioria com a participação de profissionais da Contabilidade e do Direito. Apenas três candidatos com experiência parlamentar estão no jogo. O deputado Antônio Félix (PSD) é o único parlamentar com mandato a disputar à vaga. 
Foto: Ascom/MP-PI
A eleição entrará para a história pelo número de concorrentes, nunca em uma eleição pela vaga de conselheiro no Piauí se inscreveram tantos candidatos. Outro ponto que chama atenção é pela possibilidade da eleição parar na Justiça. O Ministério Público do Estado (MP), por meio do promotor Fernando Santos, avalia a possibilidade de judicializar o processo.
Apesar da Assembleia ter prorrogado o prazo de inscrições por mais 15 dias e ter exigido comprovação de ficha limpa do candidato, algumas entidades ainda questionam a forma de escolha do conselheiro. Eles afirmam que questões políticas sobrepõe critérios técnicos. De acordo com o movimento Conselheiro Cidadão, os candidatos com ligações políticas são sempre beneficiados 
“O Ministério Público Estadual tem acompanhado o andamento de todo o processo para que a escolha seja feita da forma mais transparente possível. Estamos avaliando essa possibilidade. Tudo dependederá se o escolhido preencher ou não os requesitos constitucionais”, destacou.
CANDIDATOS PEDEM VOTOS
Além de Antônio Félix, os ex- deputados Mauro Tapety (PMDB) e Kléber Eulálio (PMDB), atual prefeito de Picos, também estão na disputa. A candidatura de Félix é vista como uma estratégia para desarticular o jogo dos demais concorrentes e ex-parlamentares. Comenta-se que três deputados que eram de apoio a Kléber já estariam fechados com Félix.
Foto: Ascom/Alepi
Entre os 31 candidatos, apenas quatro mulheres estão no páreo desejando ocupar a vaga deixada por Anfrísio Lobão. São elas: a capitã da Polícia Militar do Piauí, Maria do Socorro Pinto de Farias, a engenheira civil e servidora pública, Márcia Maria Vasconcelos, a também servidora pública, Lúcia Maria de Fátima Ribeiro Rebello e a professora e bacharel em Direito, Angelita Gomes Fontineli.

O parlamento deve manter a tradição de escolher um nome que já  passou pela Casa para ocupar cadeira no TCE-PI. Assim foi com Xavier Neto, Lilian Martins, Luciano Nunes e Kenndy Barros, que deixaram a Assembleia para virarem conselheiros.
Foto: Ascom/Alepi
GOVERNADOR MANTÉM SILÊNCIO
De acordo com informações de bastidores, o governador Wellington Dias (PT) estaria conversado com deputados com o objetivo de conquistar  votos para Kléber Eulálio. Contudo, algumas tentativas estão sendo frustradas e quem tem saído na frente é Mauro Tapety, favorito na disputa, que conta com o apoio de nomes da oposição na Assembleia, como Robert Rios (PDT) e João Mádison (PMDB). Wellington Dias (PT) evita se manifestar publicamente. 
O último inscrito, nesta segunda-feira (27/04), foi Elias Machado de Carvalho, bacharel em Direito e Administração. A previsão é de que até o dia 25 de maio ocorra a votação para a eleição. Os inscritos que tiverem suas candidaturas homologadas farão pronunciamento em plenário na Assembleia.
VEJA LISTA DOS INSCRITOS
Cândidos inscritos para o TCE-PI

fonte gp1