PRF diz que multas da STRANS em viaduto são ilegais e agentes podem ser presos
Após o registro de 35 multas em apenas meia hora pela STRANS, no cruzamento das avenidas Wall Ferraz e Ivan Tito Filho, o inspetor Tony Carlos da Polícia Rodoviária Federal, afirma que as multas recebidas por conversão proibida por baixo do viaduto do Lourival Parente são todas ilegais e que até fiscalização da STRANS no trecho é ilegal pois a avenida Wall Ferraz é um trecho da BR 316. Segundo o inspetor, caso algum agente municipal seja flagrado autuando motoristas no local poderá ser preso.
"A STRANS não pode fiscalizar e autuar ninguém ali pois nós não temos nenhum convênio com o órgão. Ali tanto as pistas de baixo como as de cima são BR 316 e apenas nós podemos autuar os motoristas que cometerem infrações no trecho. Se a PRF pegar em flagrante o agente de trânsito promovendo a autuação ele pode ser preso. ", afirmou o inspetor.
Tony Carlos acrescenta ainda que as novas regras impostas pela prefeitura de Teresina no trecho aumentaram os problemas no fluxo do local. "A prefeitura solicitou uma intervenção e eles conseguiram. Ao nosso ver foi precipitada pois ali é um retorno para veículos pesados. Há caminhões, por exemplo, que transportam líquidos perigosos que dessa forma terão que passar pelo trecho residencial ou ir até a avenida Miguel Rosa para pegar a outra pista da rodovia. Com isso, observamos até um aumento no congestionamento médio da avenida", alertou o inspetor.
A multa recebida pelos motoristas que fizeram conversão a esquerda em qualquer dos trechos não terá valor legal, segundo o agente que acrescenta que a STRANS não deve fiscalizar o trecho. Segundo a PRF, o órgão municipal foi acionado para prestar esclarecimentos à Polícia.
"A PRF não vai autuar ninguém na Frei Serafim. Vamos fiscalizar como continuamos fazendo e os motoristas serão punidos desde que cometam infrações no trecho da BR", concluiu o policial.