Veja como ficará a ponte do meio; paradas de ônibus serão no passeio central
Ponte do meio será destinada a pedestres e faixas exclusivas de ônibus.
O governador Wellington Dias (PT) assinou na manhã desta quinta-feira (03) a Ordem de Serviço para a construção do acesso à ponte do meio da avenida Frei Serafim. A obra custará mais de R$ 5 milhões e deverá ficar pronta em seis meses, segundo a previsão do governo do Estado.
O projeto sofreu alterações. A ponte do meio, que antes seria para os carros, ficará destinada aos pedestres e às faixas exclusivas para ônibus. Os veículos terão quatro vias no sentido Leste-Centro e a passarela do lado do rio será mantida. Já no sentido Centro-Leste, três vias ficarão para os carros e a passarela atual será retirada.
A mudança também vai atingir o passeio central da avenida Frei Serafim, onde ficarão as paradas de ônibus. Para isso, a Prefeitura de Teresina terá que licitar as faixas exclusivas, que vão mudar de lado e irão da Igreja São Igreja São Benedito ao balão do São Cristóvão.
Alguns detalhes ainda não foram previstos no projeto, como o acesso dos pedestres à avenida João XXIII após a saída da ponte do meio.
Ilustração da saída da ponte para a Avenida Frei Serafim
De acordo com um dado divulgado durante audiência pública realizada esta semana na Câmara de Teresina, a nova faixa que será aberta na pista de sentido Centro/Lesteda Ponte Juscelino Kubitschek deve aumentar a capacidade máxima de tráfego em até 50%, passando dos atuais 3.600 veículos/hora para 5.400 veículos/hora. A previsão é de que isso deve eliminar um dos principais gargalos do trânsito da cidade.
A audiência pública foi proposta pelo vereador Antonio Aguiar (PROS) para tratar sobre o atraso na conclusão do alargamento da ponte. O evento contou com a presença de representantes da Prefeitura de Teresina, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PI), da Polícia Rodoviária Federal, do Ibama, da Universidade Federal do Piauí, dentre outras entidades.