Lei obrigará ônibus a parar para mulheres em locais mais seguros em Teresina
Projeto está em tramitação na Câmara Municipal de Teresina e pode ser votado dentro de 15 dias, segundo o vereador Edvan Silva, autor da proposta
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Vereadores de Teresina analisa o projeto de lei voltado para a segurança de usuárias do transporte coletivo urbano da capital. Pela proposta- de autoria do vereador Edvan Silva (PTC)- motoristas poderão parar fora do ponto de ônibus para o embarque e desembarque de mulheres.
O projeto “Parada Amiga” visa fazer com que a medida funcione das 21h às 5h. “Demos entrada no projeto na semana passada e está na CCJ. Ele nasceu de uma ideia que geralmente, na prática, já existe. Os motoristas de ônibus, a partir de nove, dez horas da noite, já param em locais mais seguros para as mulheres. Então quisemos colocar isso em lei. O que queremos é tentar reduzir a criminalidade contra as mulheres”, explicou o vereador Edvan Silva ao portal
O vereador também ressaltou que deve ser levado em consideração que os ônibus não irão mudar suas rotas e que não serão obrigados a desobedecer as leis de trânsito.
“Não vão parar em locais proibidos como pontes, frente de hospitais de urgência. O projeto é relevante, vamos esperar que os vereadores possam apreciar e votar a favor, e que o prefeito sancione”, completou o parlamentar. A expectativa é de que dentro 15 dias o projeto seja votado.