terça-feira, 27 de outubro de 2015

Assembleia Francis Lopes assume que indicou Halysson Carvalho para a Fundac


Assembleia

Francis Lopes assume que indicou Halysson Carvalho para a Fundac

"Fui eu quem o convidou (...) eu achei que ele seria uma pessoa que poderia ajudar a conseguir alguma coisa para cá", justificou o parlamentar.

Durante sessão na Assembleia Legislativa, desta terça-feira (27), o deputado Francis Lopes (PRP), comentou a prisão do ex-diretor financeiro da Fundac, Halysson Carvalho Silva, pela Polícia Federal durante a Operação Zelotes.

Francis que estava à frente da Fundac na época em que Halysson Carvalho era o diretor administrativo financeiro do órgão, assumiu que a indicação do acusado para o cargo foi uma escolha pessoal sua dada a boa relação de Halysson com parlamentares em Brasília e ao acesso livre que tinha a alguns ministérios. 
Imagem: DivulgaçãoDeputado Francis Lopes(Imagem:divulgação)Deputado Francis Lopes
“Eu o conheci na época que estava trabalhando com Frank Aguiar em Brasília e sabia das facilidades que ele tinha em Brasília, inclusive, cheguei a ir a Brasília uma vez com ele e vi a boa recepção que ele teve dentro do PMDB e do PTB. Fui eu quem o convidou, na época eu cheguei à Fundac achando que ele deveria ter um envolvimento profundo lá em Brasília, eu achei que ele seria uma pessoa que poderia ajudar a conseguir alguma coisa para cá”, disse Francis Lopes. 

Francis resolveu se pronunciar, após o deputado Robert Rios dizer que Halysson havia sido indicado pelo piauiense Frank Aguiar, vice-prefeito de São Bernado do Campo e ex-deputado federal. 

Em sua fala, Robert Rios destacou ainda que meses atrás denunciou, em plenário, que o ex-diretor havia sido condenado pela Justiça Federal, fato que resultou na exoneração de Halysson Carvalho da Fundac.
Imagem: Lucas Dias/GP1Deputado Robert Rios(Imagem:Lucas Dias/GP1)Deputado Robert Rios
“Há uns dois ou três meses atrás eu fiz um alerta ao governador do Estado. Eu disse, Wellington tem um ficha suja no seu Governo e esse ficha suja pode emporcalhar seu governo, esse individuo não merece estar no seu governo porque já foi, inclusive, condenado pela Justiça Federal. O governador do Piauí não vacilou, exonerou esse ficha suja. E ontem esse ficha suja foi mais um daqueles piauienses que aparecem no campo da corrupção e da roubalheira”, destacou Robert Rios.

Em aparte, o deputado Marden Menezes (PSDB) criticou os critérios utilizados nas nomeações de assessores para os Governos Estadual e Federal. 
Imagem: DivulgaçãoMarden Menezes(Imagem:Divulgação)Marden Menezes
“O que me causa perplexidade é não haver nenhum filtro, nenhuma peneira, no critério de nomeações do Governo do Piauí e do Governo Federal. Se nós não rompermos com esse sistema que aí está, o Piauí vai ficar fadado a ficar assim por 10, 20, 30, 50 anos e nós nunca vamos sair do lugar”, destacou. 

Prisão

Imagem: DivulgaçãoEx-diretor da Fundac Halysson Carvalho(Imagem:Divulgação)Ex-diretor da Fundac Halysson Carvalho
O ex-diretor financeiro da Fundação Cultural do Piauí, Halysson Carvalho Silva, foi preso na tarde ontem (26), por agentes da Polícia Federal na quarta fase da Operação Zelotes. As investigações da Operação Zelotes indicam negociações suspeitas envolvendo três medidas provisórias: 471 (de 2009), 512 (de 2010) e 627 (de 2013). Os indícios foram detalhados na decisão judicial que, nesta segunda-feira, levou a seis prisões em nova etapa da operação, que passou a apurar negociações em torno de MPs que viraram leis e beneficiaram empresas do setor automotivo.

fonte gp1