Moradores cobram manutenção da academia popular do Dirceu
Equipamentos de ginástica estão danificados e a população afirma que as aulas de dança não estão sendo mais ofertadas no local.
Em agosto de 2011, a Prefeitura de Teresina inaugurou, no bairro Dirceu Arcoverde II, uma academia de ginástica ao ar livre na Praça dos Correios. Quatro anos após sua inauguração, o local encontra- -se em estado crítico, pois os aparelhos estão danificados e as aulas de dança não são mais ofertadas.
De acordo com os moradores do bairro, a manutenção dos aparelhos e do local não está mais sendo realizada desde o ano passado. É o que destaca Flaviana Gomes, dona de uma banca de revista que fica em frente à academia. “Os aparelhos não são protegidos; desde o ano passado que eu não vi fazerem manutenção. Quem malha na academia reclama das condições ruins em que os aparelhos se encontram”, conta.
Fotos: Assis Fernandes/ODIA
Com o sol e a chuva, o carpete que protege o chão está sujo e desgastado e, consequentemente, o leva a se soltar. Alguns dos estofados dos equipamentos estão estragados. Rosmarina de Sousa, aposentada que frequentou o local no período da sua inauguração, conta que os aparelhos passavam por manutenções no início, mas com o descuido ao longo dos anos, as pessoas pararam de ir assiduamente.
“Tinha muita gente que frequentava a academia de manhã e de noite. Desde o ano passado, os aparelhos estão assim. As pessoas deixaram de frequentar a academia, daí o pessoal ficou desleixado no cuidado dos aparelhos e eles acabaram ficando nessa condição”, explica.
Contraponto
Galba Coelho, titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), contesta a informação dos moradores. “A manutenção dos aparelhos continua. Nós também vamos substituir o carpete. Com as chuvas, ele acabou largando do chão e ficou feio. A lubrificação dos equipamentos também está sendo feita”, garante.
Galba cita a depredação como problema maior da academia popular do Dirceu. “O problema é a depredação. Ela está muito evidente, roubam os equipamentos da academia e esta sofre com as consequências do ataque ao patrimônio público. Estão levando até a fiação”, afirma.
O secretário conta que já existem negociações a respeito da mudança de local da academia. Segundo ele, a Praça dos Correios é muito poluída, cães fazem suas necessidades fisiológicas no carpete e isso prejudica ainda mais a estrutura. E quanto à cobertura, ele afirma que nenhuma academia ao ar livre de Teresina possui esta proteção. No total, existem 40 academias ao ar livre na Capital, mas a do bairro Dirceu Arcoverde II é diferenciada porque é a única que possui pesos para musculação.