segunda-feira, 25 de julho de 2016

Microempresários de Campo Maior são treinados para ingressar no mercado internacional


Microempresários de Campo Maior são treinados para ingressar no mercado internacional

Treinamento foca em microempresários que tem o interesse de operar no mercado internacional.

Microempresários de Campo Maior são treinados para ingressar no mercado internacional (Foto:Ascom Sedet)


O comitê da cultura exportadora criado pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), tem a proposta de levar aos municípios treinamentos para microempresários que tem o interesse de operar no mercado internacional. Na última semana, foi a vez dos empreendedores da cidade de Campo Maior conhecerem as estratégias do programa do Governo Federal.
A qualificação, que contou com a participação de 26 empresários,  traz como base o Plano Nacional da Cultura Exportadora que tem como objetivo apresentar ferramentas de acesso simples que faciltam a inserção das empresas brasileiras no mercado internacional.
Para a empresaria Diana Alencar, o treinamento foi importante para quem pensa ingressar no mercado internacional. "A capacitação serviu para plantar a  primeira semente, pois agora sinto que posso trilhar por esse caminho, gostei de conhecer. Por meio do treinamento, além das informações, a gente fica sabendo onde buscar as respostas de como começar", disse.
Valquiria Alencar, empresária que já exporta, destacou a qualificação como necessária para para ampliar os negócios na área de exportação. "Eu sou uma das que venho incentivando alguns empresários da região a entrar nessa área . Já participei de alguns planos de exportação e esse vem enriquecer mais ainda nosso conhecimento. Eu que já vendo diretamente  para Holanda e outros lugares, acredito que fazendo essa linha e participando de feiras e palestras, podemos qualificar mais ainda nosso produto", enfatizou.
O plano apresentado pelo Comitê visa envolver as ações das entidades dentro de uma trilha de internacionalização, ou seja, dentro dos estágios de exportação que passam por cinco etapas: o da sensibilização, da inteligência comercial, da adequação de produto, da promoção e da comercialização. O programa conta ainda com três temas transversais para o direcionamento das empresas: financiamento, qualificação e gestão.
As empresas participantes do PNCE terão apoio dos parceiros na avaliação de seus produtos e serviços; consultoria de inteligência comercial, para identificar em quais mercados há potencial de venda; participação em missões comerciais; e rodada de negócios com compradores estrangeiros. Os empreendedores também vão ter acesso a diversas ferramentas de treinamento e capacitação.
Dentre as ações do plano previstas para este ano, estão: Curso Básico de Exportação e Treinamento em Exportação para Empresas de Pequeno Porte (MDIC); Estudo sobre potencialidades de exportação do Estado, realizado pela (Apex-Brasil) e Pesquisa de mercado e videoconferência com os Secoms (MRE).

fonte http://www.piaui.pi.gov.br