Microempresários de Campo Maior são treinados para ingressar no mercado internacional
Treinamento foca em microempresários que tem o interesse de operar no mercado internacional.
Microempresários de Campo Maior são treinados para ingressar no mercado internacional (Foto:Ascom Sedet)
O comitê da cultura exportadora criado pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), tem a proposta de levar aos municípios treinamentos para microempresários que tem o interesse de operar no mercado internacional. Na última semana, foi a vez dos empreendedores da cidade de Campo Maior conhecerem as estratégias do programa do Governo Federal.
A qualificação, que contou com a participação de 26 empresários, traz como base o Plano Nacional da Cultura Exportadora que tem como objetivo apresentar ferramentas de acesso simples que faciltam a inserção das empresas brasileiras no mercado internacional.
Para a empresaria Diana Alencar, o treinamento foi importante para quem pensa ingressar no mercado internacional. "A capacitação serviu para plantar a primeira semente, pois agora sinto que posso trilhar por esse caminho, gostei de conhecer. Por meio do treinamento, além das informações, a gente fica sabendo onde buscar as respostas de como começar", disse.
Valquiria Alencar, empresária que já exporta, destacou a qualificação como necessária para para ampliar os negócios na área de exportação. "Eu sou uma das que venho incentivando alguns empresários da região a entrar nessa área . Já participei de alguns planos de exportação e esse vem enriquecer mais ainda nosso conhecimento. Eu que já vendo diretamente para Holanda e outros lugares, acredito que fazendo essa linha e participando de feiras e palestras, podemos qualificar mais ainda nosso produto", enfatizou.
O plano apresentado pelo Comitê visa envolver as ações das entidades dentro de uma trilha de internacionalização, ou seja, dentro dos estágios de exportação que passam por cinco etapas: o da sensibilização, da inteligência comercial, da adequação de produto, da promoção e da comercialização. O programa conta ainda com três temas transversais para o direcionamento das empresas: financiamento, qualificação e gestão.
As empresas participantes do PNCE terão apoio dos parceiros na avaliação de seus produtos e serviços; consultoria de inteligência comercial, para identificar em quais mercados há potencial de venda; participação em missões comerciais; e rodada de negócios com compradores estrangeiros. Os empreendedores também vão ter acesso a diversas ferramentas de treinamento e capacitação.
Dentre as ações do plano previstas para este ano, estão: Curso Básico de Exportação e Treinamento em Exportação para Empresas de Pequeno Porte (MDIC); Estudo sobre potencialidades de exportação do Estado, realizado pela (Apex-Brasil) e Pesquisa de mercado e videoconferência com os Secoms (MRE).