segunda-feira, 25 de julho de 2016

RedePlan incorpora nova gestão ao Piauí


RedePlan incorpora nova gestão ao Piauí

RedePlan incorpora nova gestão ao Piauí (Foto:Ascom Seplan)

O primeiro encontro da Rede de Planejadores do Estado (RedePlan) aconteceu nesta segunda-feira (25), no auditório do Tribunal de Contas do Estado, com a participação de representantes de todas as secretarias, Assembleia Legislativa, Ministério Púbico, Tribunal de Justiça, Ouvidoria e Controladoria.
A RedePlan é fundamentada no decreto 15.665, de 13 de junho de 2014, que instituiu o Sistema Integrado de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (Sipma), e tem como objetivo fortalecer o sistema de planejamento do Estado do Piauí, de modo a aproximar o máximo possível a execução das ações ao que foi planejado.
RedePlan incorpora nova gestão ao Piauí( Foto: Ascom Seplan)
Participaram do primeiro dia do encontro cerca de 130 servidores, desses, 50% efetivos do estado.
De acordo com a superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Rejane Tavares, a Redeplan vem incorporar uma nova gestão, na qual as equipes de planejamento e orçamento dialogam para uma melhor visão dos planos e gastos: “Em um período de crise, o planejamento eficiente é ainda mais importante. As equipes de planejamento dos órgãos não podem pensar no planejamento sem uma ideia do orçamento e do monitoramento dos gastos de cada órgão. As equipes precisam trabalhar juntas”, explica a superintendente.
A proposta da Rede não muda a estrutura do órgão, mas viabiliza que as equipes que trabalham com planejamento sejam capacitadas em serviço, com novas abordagens, de modo que desempenhem suas funções, de planejamento, monitoramento e orçamento de forma uniformizada e sistêmica. A rede será organizada e gerenciada pela Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan) e pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).
O diretor de Orçamento, Vagner Ximenes, chamou a atenção dos técnicos presentes para as dificuldades iniciais na implantação do novo Sistema de Administração Financeira do Estado, o Siafe. “O novo sistema é o que se tem de mais moderno; tem uma interface mais amigável, mas vai exigir uma atenção bem maior, pois com a sua implantação, o nível de exigência sob os órgãos deve crescer”, avisa ele.
A rede terá encontros regulares para capacitações e oficinas preparatórias para o orçamento 2017. As oficinas terão início no dia 2 de agosto, na Seplan.

fonte http://www.piaui.pi.gov.br