segunda-feira, 11 de julho de 2016

Novos membros tomam posse no Conselho de Cultura


Novos membros tomam posse no Conselho de Cultura

No total, nove conselheiros foram empossados para um mandato de três anos.

Novos membros tomam posse no Conselho Estadual de Cultura (Foto:Ascom Secult)



Os novos membros do Conselho Estadual de Cultura tomaram posse na manhã desta segunda-feira (11), na sede da entidade. No total, nove conselheiros foram empossados para um mandato de três anos.

“Antes o Conselho era ligado à Secretaria de Educação, mas hoje faz parte da Secretaria de Cultura. Tivemos que trabalhar numa série de regularizações e em seguida lançamos o edital para as eleições dos membros representantes dos produtores culturais. Queremos agradecer a todos que estiveram à frente do Conselho pelo trabalho executado. Nossa parceira vai muito além daqui”, destaca o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, ao empossar os novos conselheiros.

Novos membros tomam posse no Conselho Estadual de Cultura( Foto: Ascom Secult)
Além dos três nomes escolhidos entre produtores culturais, através de eleição, há três indicações da Assembleia Legislativa e três do Governo do Estado. Entre os produtores culturais, passam a integrar o Conselho: César Augusto Félix Crispim (Grupo Escalet), Maria do Rosário Sales (Sindicato dos Artistas do Piauí), João Vasconcelos (Fundação Cajuína) e como suplente Jonas Pereira da Silva (Confederação Valenciana).  Entre os indicados pela Alepi estão Itamar Guimarães, Wilson Seraine e Dora Medeiros. Já os indicados pelo Governo são: Cineas Santos, Marcos Damasceno, Nelson Nery Costa e Claúdia Simone de Oliveira (suplente).

Deixa a presidência do Conselho, o professor e escritor Paulo Nunes. “Espero que esse trabalho tenha continuidade. Creio que as suas realizações chegarão, de fato, a este conselho e eu voltarei aqui para aplaudir”, disse o ex-presidente, durante a solenidade.

O secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, frisa que já foi encaminhado ao governador do Estado, Wellington Dias, o projeto que trata da reformulação do conselho.

O Conselho Estadual de Cultura foi criado em 1965 e é o primeiro a ser instituído no país. Entre as suas atribuições estão as de orientar as atividades culturais do Estado, defender o patrimônio cultural e atuar na difusão da cultura local. A sede do Conselho, no bairro Vermelha, zona Sul de Teresina, conta com biblioteca (acervo de 6 mil livros), auditório e um centro de informática. O espaço também é utilizado pela comunidade, para realização de eventos de cunho social e cultural.

fonte http://www.piaui.pi.gov.br