quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Cerca de 5 mil fiéis se reúnem na procissão de Nossa Senhora Aparecida em THE


Cerca de 5 mil fiéis se reúnem na procissão de Nossa Senhora Aparecida em THE

Há 10 anos, os teresinenses se reúnem para celebrar a Mãe de Deus e padroeira do Brasil.


Cerca de 5 mil pessoas se reúnem na manhã de hoje (12), na procissão que celebra Nossa Senhora Aparecida, Mãe de Deus e a padroeira do Brasil. Os fiéis se concentraram no adro da Igreja São Benedito, onde Dom Jacinto Andrade, arcebispo de Teresina, celebrou uma missa. Em seguida, os fiéis seguiram em caminhada pela Avenida Frei Serafim, até o Centro Pastoral Paulo VI, onde foi feita a coroação da imagem de Nossa Senhora.
Durante a missa o Arcebispo de Metropolitano Dom Jacinto falou da abertura do Ano Jubilar Mariano, dedicado à Maria e que acontece dentro da preparação para os 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida, em 2017. Durante a missa também foi apresentada uma nova missão da Arquidiocese, que é levar para as famílias a importância da vocação para a igreja e que precisa ser construída e regada todos os dias.
Para o arcebispo emérito de Teresina, Dom Celso Pinto, idealizador da Festa da Mãe de Deus na capital, o sentimento é de alegria, pelo fato de a festa ter chegado a sua 10ª edição. “A sementinha que foi lançada há 10 anos cresceu bastante. O dia de hoje representa a manifestação da devoção e da confiança filial de grande parte dos brasileiros a Nossa Senhora, e também um agradecimento. Eu acho que a carteira de identidade do católico brasileiro é a devoção a Nossa Senhora”, disse.
Já para o Padre Tony Batista, vigário geral da Arquidiocese de Teresina, a procissão expressa o carinho e o zelo do povo com Nossa Senhora. “Todos nós sabemos que Nossa Senhora não é a salvadora. Quem salva é Jesus, mas nos leva até ele, então o povo a quer muito bem e Teresina é cristã e reconhece isso”, diz o pároco.
O Padre Fábio Fernandes, coordenador da Festa da Mãe de Deus, destacou a grandiosidade da festa, sobretudo a participação da população teresinense, que é muito devota e religiosa. “Fazendo com que a cada ano o evento cresça e ganha mais devotos. E essa foi uma experiência fantástica e de grande beleza. Temos que agradecer a Deus por essa festa e, de já, convidar a todos para o próximo ano”, falou.
Devotos acompanham procissão movidos pela Fé
A servidora pública Maria do Perpétuo da Silva Bezerra, 53 anos, participa da Festa da Mãe de Deus desde a primeira edição. Ela falou que as graças alcanças e sua religiosidade são o que lhe impulsiona a comparecer todos os anos nesse grande evento. Mesmo embaixo do sol, ela contou que não desanimar e ainda se emociona com as músicas e orações.
“A fé em Nossa Senhora, as graças alcançadas e evangelização me trazem aqui todos os anos. Hoje é uma homenagem à padroeira do Brasil e nós estamos aqui para contemplar. Eu venho desde a primeira vez, mas todo ano é diferente e muito emocionante, tanto que eu ainda me arrepio e choro sempre que começam a cantar as músicas. Nós somos um povo muito religioso, e já tive muitas graças alcançadas, na saúde, família, em tudo”, relatou comovida.
Quem também não deixou de participar da festa, mesmo com as altas temperaturas, foi a dona de casa Maria Catarina Ribeiro Gomes de Aguiar, de 64 anos, que aproveitou para levar a neta Maria Luiza, de apenas 1 ano e 03 meses, para participar dessa grande festa de religiosidade e fé. Para ela, além de proteger e abençoas as pessoas, Nossa Senhora Aparecida lhe proporcionou muitas graças e, este momento, é apenas para agradecer.
Mãe e filha também seguiram a procissão sem desanimar com o forte calor. A professora Socorro Brito, de 50 anos, veio para a Festa da Mãe de Deus para agradecer as graças alcanças e achou a festa ainda maior que nos anos anteriores. “Eu já fiz vários pedidos e fui louvada, então venho para agradecer. Cada ano que passa o número de pessoas aumenta e isso mostra que a fé das pessoas tem estão aumentando”, pontuou.
Sua mãe, a professora aposentada Conceição Brito, de 76 anos, veio do município de Campo Maior exclusivamente para participar, pela primeira vez, da Festa da Mãe de Deus. Segundo ela, a emoção, fé e religiosidade das pessoas que estavam participando da procissão a impulsionaram a continuar na procissão, mesmo cansada.
“Eu vim de Campo Maior só participar dessa linda festa e estou achando muito bonito ao ver a fé dos cristão aumentando. É a primeira vez que venho e ver que as pessoas não se cansam é muito bom”, finalizou.
A festa
A procissão de Nossa Senhora Aparecida acontece há 10 anos em Teresina, reunindo milhares de fiéis num ato de devoção pela Mãe de Deus. A festa litúrgica, no entanto, é celebrada desde 12 de outubro de 1980, quando o papa João Paulo II consagrou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, onde fica guardada a imagem da Virgem Maria, encontrada há 300 anos por três pescadores no Rio Paraíba do Sul.
Em 1928, o papa Pio IX declarou Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em 1954, o Governo brasileiro decretou o dia 12 de outubro como sendo a data oficial da Mãe de Deus e como feriado nacional.
Este ano, a comissão do evento organizou ainda uma exposição que homenageia os 10 anos da festa no Centro Pastoral Paulo VI, que segue até sexta-feira (14), das 7h30 às 13h30, podendo ser visitada pela população em geral e devotos de Nossa Senhora Aparecida.
Outra novidade é a Caravana Mãe de Deus, que leva a imagem de Nossa Senhora Aparecida a todas as foranias de Teresina. A proposta é que em cada paróquia, capelania, diaconia ou área pastoral por onde a imagem peregrinar sejam celebradas missas e realizados momentos de oração junto aos devotos da Mãe Aparecida.

fonte portal o dia