Governo realiza oficina sobre o Progere nesta quinta (27)
Os beneficiados com os recursos do Programa são famílias que possuem baixa capacidade de produção.
(Foto:Divulgação)
Nesta quinta- feira (27), será realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do desenvolvimento Rural, no anexo do Tribunal de Contas, a oficina para divulgar as normas, diretrizes e procedimentos operacionais do Programa de Estadual de Emprego e Renda (Progere). A oficina vai apresentar aos técnicos da SDR, aos parceiros, como o Emater, e às pessoas que vão trabalhar diretamente com o Programa, os critérios e os tipos de projetos que serão apoiados e ainda quais as famílias e associações que poderão se beneficiar com estes recursos.
O recurso oriundo do Progere, faz parte de um acordo do Governo do estado do Piauí com o Banco Mundial que garante o funcionamento Projeto Pilares do desenvolvimento. “O Progere é parte deste acordo de empréstimo maior apoiado pela Seplan que vai financiar nos Territórios dos Carnaubais e Cocais e Entre Rios. Os projetos que vão fortalecer as cadeias produtivas destes territórios para atender às famílias que estão na linha de pobreza e que possuem baixa capacidade de produção”, informou o diretor da Diretoria de Combate à Pobreza Rural, Francisco das Chagas. Ele explica que, após a oficina, algumas associações serão escolhidas para treinamento e elaboração de seis projetos ainda este ano, quando haverá a distribuição dos formulários definitivos.
As Associações interessadas no Progere tem que estar devidamente legalizada, com CNPJ em dia e mandato em vigor e procurar um técnico do Emater ou de uma ONG da região para orientação na elaboração do projeto, indicando o que os associados possuem e o tipo de atividade produtiva que pretendem investir.
Inicialmente, as principais atividades produtivas que receberão apoio do programa serão a ovinocaprinocultura, apicultura, fruticultura, mandiocultura, criação de galinhas associadas aos quintais produtivos e o extrativismo associado ao artesanato.