quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Governo entrega reforma de espaços culturais da capital e interior



Governo entrega reforma de espaços culturais da capital e interior

Biblioteca Cromwell de Carvalho (Foto:Marcelo Cardoso)


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), entregará diversos espaços culturais em Teresina e no interior do Piauí que foram reformados e modernizados. Em audiência realizada na manhã dessa quarta-feira (26), entre o governador Wellington Dias e o secretário Fábio Novo, o calendário de inaugurações das obras começou a ser traçado.
Algumas obras já foram finalizadas e outras estão em fase de conclusão. Um dos espaços a ser inaugurado em novembro é o Museu Cristino Castro, no município de Floriano. “Este, que é um dos mais importantes pontos turísticos e culturais da cidade, recebeu reparações no teto, telhado, piso, instalações elétricas e hidráulicas, camarim, anfiteatro, museu, sala administrativa, centro de computação, sala do Prodart e outros compartimentos”, destacou o gestor da Secult.
Também com previsão de entrega para o próximo mês, a Biblioteca Cromwell de Carvalho foi toda reformada e climatizada. O espaço ainda recebeu novos banheiros, uma sala pra leitura infantil, uma sala para leitura em braile e uma vinilteca, que irá dispor de mais de 10 mil discos de vinis. A biblioteca pública recebia cerca de 5 mil estudantes por dia e a perspectiva é receber mais pessoas.
Para dezembro, estão previstas as inaugurações do Museu de Perypery, que teve a sua estrutura modernizada, alguns pertences restaurados e ganhou uma sala de cinema retrô. A cidade de Piripiri também conta com a reforma do Memorial Espedito Resende, onde o auditório está sendo transformado em teatro, com estrutura de som, luz, caixa cênica e camarins.
Já em Teresina, serão entregues as obras de reforma e ampliação do prédio que irá abrigar o Museu da Imagem e do Som (MIS) ou Museu Francisco das Chagas Júnior (em homenagem à memória do produtor cultural e idealizador do projeto Salve Rainha). O novo espaço contará com cinco pavimentos, que incluem lojas, café, cineclube, auditório, estúdio de som, laboratório de cinema, midiateca, videoteca, laboratório de fotografia e espaço destinado a eventos e para produção e comercialização de obras de artistas locais.

fonte http://www.piaui.pi.gov.br