quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Polícia Militar apresenta a Operação Carnaval; Corso vai ter 709 policiais

Polícia Militar apresenta a Operação Carnaval; Corso vai ter 709 policiais

No estacionamento da Ponte Estaiada, ficará posicionado o ponto central de segurança

Foto: Sargento F. Carvalho
Foto: Sargento F. Carvalho


Reuniram-se nesta quarta-feira (08/02), no auditório do Quartel do Comando Geral, autoridades relacionadas à Segurança Pública do estado do Piauí para tratar do policiamento durante o Carnaval deste ano. Na ocasião, o Coronel Alberto, subchefe do Estado Maior Geral da Polícia Militar do Piauí, apresentou o planejamento da Operação Carnaval 2017 ao Comandante Geral da PMPI Coronel Carlos Augusto e ao Secretário de Segurança Fábio Abreu.
Também estavam presentes os comandantes dos Comandos de Policiamento da PMPI e delegados do Gerenciamento Policial Metropolitano e do Interior da Polícia Civil.
O objetivo dessa operação é preservar a ordem pública, atuando de forma preventiva e/ou repressiva para garantir a segurança e tranquilidade da população piauiense durante o período de Carnaval, bem como a incolumidade física e patrimonial das pessoas e do patrimônio público e privado.
Operação Corso 2017
Segundo o Coronel Alberto, durante o Corso de Teresina, serão mobilizados 709 policiais militares divididos em 3 turnos de serviço. A organização ficará a cargo dos Comandos de Policiamento(CPM) I e II e do Comando de Policiamento Especializado (CPE).
No estacionamento da Ponte Estaiada, ficará posicionado o ponto central de segurança, onde estarão as bases da Polícia Militar, Polícia Civil e SAMU. Haverá 20 elevados da PM distribuídos por pontos estratégicos, onde também ficará pelo menos um Bombeiro Militar para auxiliar os foliões em caso de acidentes e um extintor de incêndios.
Operação Carnaval 2017Durante o Carnaval, em Teresina, 14 eventos contarão com reforço policial. Para isso, 231 policiais serão empenhados por meio de operações planejadas.
No interior do estado, seis municípios receberão reforços das seguintes unidades do CPE: Batalhão de Policiamento Rondas de Natureza Especial (BPRONE), Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTRAN), Batalhão Tático Aéreo de Polícia (BTAP), Esquadrão Independente de Policiamento Montado (EIPMONT) e Canil. Será dada atenção especial às cidades litorâneas – Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia – onde é esperado maior fluxo de turistas. Outros 24 municípios receberão reforço do policiamento ordinário.
No total, 1.577 policiais militares serão deslocados da capital para o interior durante o período carnavalesco. Eles farão patrulhamentos e blitzes para garantir a segurança em diversas cidades. Além disso, os comandantes das unidades do interior estão autorizados a pagar planejadas aos policiais locais para emprega-los durante suas folgas e, assim, aumentar o contingente de serviço nesses dias.
Fonte:180graus.com Com informações da PM-PI