sexta-feira, 27 de abril de 2018

João Henrique é escalado para coordenar pré-campanha de Temer

João Henrique é escalado para coordenar pré-campanha de Temer

Amigo de Michel Temer, o presidente do conselho nacional do SESI pertence ao grupo dele no MDB

O ex-ministro dos Transportes e atual presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), João Henrique de Almeida Sousa, foi anunciado como coordenador de campanha do presidente da República Michel Temer, que ainda não anunciou oficialmente pré-candidatura à reeleição. Filiado ao MDB, o piauiense pertence ao núcleo mais íntimo de relações de Temer no partido.
O presidente Michel Temer e João Henrique de Almeida Sousa, presidente do Conselho Nacional do Sesi - Ailton de Freitas/Agência O Globo
O presidente Michel Temer e João Henrique de Almeida Sousa, presidente do Conselho Nacional do Sesi - Ailton de Freitas/Agência O Globo
Natural de Teresina, Almeida Sousa é um clássico emedebista. Foi ministro dos Transportes no governo tucano de Fernando Henrique Cardoso. Na gestão petista de Lula, ocupou a presidência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos justamente no período em que o atual presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson, decidiu revelar ao país a existência do mensalão. O órgão chefiado por Almeida Sousa estava na origem do esquema de pagamento de propinas que marcou o primeiro governo Lula.
Além de presidir o Sesi, o coordenador da pré-campanha de Temer é secretário-executivo da Fundação Ulysses Guimarães, controlada pelo ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, também seu amigo. Mesmo que o presidente decida não concorrer, ficou decidido que Almeida Sousa será o representante do grupo de Temer na candidatura que vier a ser apoiada pelo PMDB, seja ela a do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, que não tem bom trânsito no partido, ou a de algum outro postulante do campo do centro que ganhe o apoio de Temer.
Nos últimos dias, Almeida Sousa tem se reunido frequentemente com o grupo de Temer e também com os principais assessores de campanha de Meirelles. É ele que tem organizado os encontros com dirigentes regionais do PMDB, e também realizado reuniões periódicas com empresários para viabilizar uma candidatura do partido.
Nesta semana Temer se reuniu no Palácio da Alvorada com caciques de oito diretórios estaduais do PMDB, e a previsão é que ainda faça dois encontros com os outros diretórios na semana que vem. Almeida Sousa esteve no encontro acompanhando o presidente e o ex-ministro da Fazenda.
Segundo pessoas próximas a Temer, o coordenador foi escalado para a função por ter bom trânsito no PMDB, ser fiel ao grupo do presidente, além de ter bom trânsito no Congresso e entre o empresariado, um dos setores mais cobiçados por Temer. Ele é descrito como uma pessoa organizada, que fala baixo e sabe ouvir - e repassar a quem interessa - os pleitos de políticos, sem ter atuação "truculenta" junto a deputados e senadores.
— Mesmo que o presidente desista de ser candidato, o João será o homem do Temer na campanha do PMDB — disse ao GLOBO um assessor com bom trânsito no partido.
Recentemente, o ex-deputado foi cotado para substituir o ex-ministro Antonio Imbassahy na Secretaria de Governo, pasta hoje ocupada por Carlos Marun, e também foi ventilado para suceder Moreira Franco no comando da Secretaria-Geral da Presidência. A ida dele para a pasta não vingou justamente porque ele assumiu a coordenação da campanha de Temer.
*Com informações do Jornal O Globo

fonte www.portalaz.com.br