sexta-feira, 4 de maio de 2018

Ministério Público consegue decisão liminar para que Maternidade Santa Fé regularize quadro de fisioterapeutas

Ministério Público consegue decisão liminar para que Maternidade Santa Fé regularize quadro de fisioterapeutas

Fachada da Clínica e Maternidade Santa Fé

O Poder Judiciário deferiu pedido constante de ação civil pública ajuizada pela 32ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa dos direitos dos consumidores. A decisão liminar, expedida pelo juízo da 10ª Vara Cível da Comarca, determina que a Clínica e Maternidade Santa Fé LTDA contrate, no prazo de 30 dias, fisioterapeutas em número suficiente para que haja pelo menos um profissional por turno (matutino, vespertino e noturno), em atendimento aos dez leitos existentes, com cumprimento de no mínimo 18 horas diárias de atuação.

Ao conceder a tutela de urgência requerida pelo Ministério Público, o Juiz de Direito Edson Alves determinou ainda que os responsáveis pela maternidade designem formalmente o Coordenador da Equipe de Fisioterapia, bem como seu substituto, sendo que eles devem possuir título de especialista, de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada nº 07/2010, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

“Trata-se de situação de urgência, já que recém-nascidos estão sem assistência adequada. Diante do evidente prejuízo humanitário, com sequelas irreversíveis a vidas humanas, era imperioso que fosse ajuizada ação para regularização do quadro de fisioterapeutas”, destacou a Promotora de Justiça Maria das Graças do Monte Teixeira.

Foi fixada multa diária R$ 500,00, até o limite de R$5.000,00, para aplicação em caso de descumprimento por parte da Clínica e Maternidade Santa Fé.

fonte http://www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI