sábado, 11 de agosto de 2018

Previsão de aumento nas vendas durante o Dia dos Pais não anima Sindilojas

Previsão de aumento nas vendas durante o Dia dos Pais não anima Sindilojas

A CNC prevê um crescimento de 2,5% na vendas do mercado varejista nacional.

O Dia dos Pais é sinônimo de lucro para o mercado varejista brasileiro, por isso é sempre esperado com ansiedade pelo empresariado do setor. Um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra o porquê da grande expectativa com relação à data.
Dentro de 15 anos (de 2004 a 2018), o varejo nacional só obteve saldo negativo em 2015 e 2016. Os melhores percentuais foram atingidos em 2007 (+9,5%) e em 2008 (+11,1%), época em que o Palácio do Planalto era comandado por Luiz Inácio Lula da Silva. Os números deixam evidente que as pessoas costumam consumir bastante no dia 12 de agosto, uma das seis datas mais importantes do calendário varejista brasileiro.
Fonte: CNC
Em 2018, segundo a CNC, também é esperado um aumento real de 2,5% nas vendas durante o Dia dos Pais, o que em números corresponde a R$ 5,4 bilhões. O crescimento é maior 1,1 % do que o constatado em 2017, mas a melhora ainda não agrada ao Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas/PI).
“Ano passado em relação a 2016 foi em torno de 3% o crescimento. A gente está trabalhando para que possamos obter ao menos o mesmo percentual de lucro do ano passado. Crescimento em si não haverá.”, afirma Tertulino Passos, presidente do Sindilojas.
O presidente do Sindilojas-PI, Tertulino Passos (Foto: Divulgação)
Os empresários têm apostado no aperfeiçoamento de pessoal para tentar alavancar as vendas, segundo o presidente. “O que a gente tem feito, e que tem surtido efeito, são os treinamentos. Isso tem surtido um pouco de efeito. Se você tiver um bom treinamento, um bom atendimento ao consumidor, ele volta”, disse. 
Ainda de acordo com a pesquisa da CNC, dentre os principais segmentos do varejo, deverão se destacar os volumes de vendas nos hiper e supermecados (R$ 2,0 bilhões), nas lojas de eletrônicos e utilidades domésticas (R$ 781,1 milhões), além de itens de vestuário e calçados (R$ 622,9 milhões).
No Piauí o destaque é para “a venda de bolsas (carteiras), sapatos e camisas”, explica Tertulino. 

Funcionamento das lojas

Na expectativa de lucrar com a data comemorativa, as lojas do centro da capital funcionarão hoje (véspera do Dia dos Pais), até às 18h.

fonte www.portalaz.com.br