quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Prefeito alvo do GAECO é chamado a se manifestar sobre suposto uso de material velho em ponte

 FOTO: REPRODUÇÃO

_Ponte com material extraído de outra ponte, segundo denúncia
_Ponte com material extraído de outra ponte, segundo denúncia

O conselheiro substituto Jaylson Campelo, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), determinou a citação do prefeito de Baixa Grande do Ribeiro, José Luís Sousa, para que se manifeste a respeito de denúncia que informa que uma ponte no município foi feita com material extraído de outras pontes da cidade.

A denúncia, a princípio, havia sido recusada pelo membro do TCE, devido à ausência de informações necessárias como documento de identificação e e-mail de contato do autor da acusação. Apresentada as informações necessárias a denúncia foi aceita. 

Informada pelo Blog Bastidores, do 180, a peça aponta que a ponte na região do povoado Formosa, zona Rural do município, foi construída com sua principal estrutura - composta por barras de ferro - retirada de outras duas pontes da cidade, a do povoado Retiro e a do povoado Almécegas. Há fotos evidenciando a condição das peças. 

O prefeito da cidade é um dos alvos da Operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPPI) denominada de Primus.

A empresa responsável pela obra, segundo os documentos, é a Cosmang Empreendimentos Eireli, com sede, segundo o site da Receita Federal, em São Raimundo das Mangabeiras, no Maranhão. 

A obra estava estimada em R$ 162.168,44, prevendo as estruturas de ferro novas.

“Somente em outubro de 2022, a referida empresa supostamente teria iniciado as obras. Porém o que se viu foram as máquinas da prefeitura trabalhando no local, Retroescavadeira no serviço de escavação, e  caçamba fazendo a entrega do material. Lembrando que todos esses serviços estão inclusos na planilha orçamentária da licitação vencida pela empresa”, acresce a peça acusatória. 

fonte 180graus.com