O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Picos, apresentou nessa terça-feira (18) o projeto “Compartilhando Compromissos em Rede”, durante o “Treinamento para uniformização de condutas de atendimento, perícia e cadeia de custódia de vestígios em vítimas de violência sexual”. A ação foi promovida pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretária de Saúde e da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).

Além de apresentar o projeto, que tem como objetivo a criação e o fortalecimento da rede de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual na cidade de Picos, a promotora de Justiça Romana Leite Vieira ressaltou a importância da integração e articulação da rede de atenção às vítimas de violência sexual.

Promotora de Justiça Romana Leite Vieira.

Em execução desde 2022, o projeto criou um fluxograma de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, sendo aplicado pelos órgãos públicos que compõem a rede, dentro de suas atribuições.

A promotora ainda explica que a criação e o fortalecimento da rede de atendimento leva em conta o caminho que a vítima em situação de violência percorre, além do acompanhamento realizado na garantia dos seus direitos.

“Esse percurso possui diversas portas de entrada e órgãos envolvidos, que devem trabalhar de forma articulada no sentido de prestar uma assistência qualificada, integral e não revitimizante à vítima em situação de violência sexual”, destacou a promotora.