Finalizadas, nesta quinta-feira (5), as atividades da Correição Ordinária de Fomento à Resolutividade, realizadas no Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI). Promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a Correição teve início na última terça-feira (3).

O Piauí foi o 25ª estado brasileiro a receber esse trabalho do CNMP. Paralelo aos trabalhos desenvolvidos no MPPI, aconteceram também as atividades da 24ª Correição Ordinária de Fomento à Resolutividade, no Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). A solenidade de abertura dessas correições ocorreu de modo simultâneo e híbrido.

Ao longo de três dias, os integrantes da Corregedoria Nacional verificaram a regularidade e a qualidade da atividade ministerial no tocante às boas práticas das duas instituições. O MPPI apresentou 30 projetos nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, infância e juventude, patrimônio público, violência e vitimização policial, igualdade étnico-racial, segurança alimentar, violência de gênero, defesa da mulher, feminicídio, direitos da população LGBTQIAPN+, pessoa com deficiência, pessoa idosa, consumidor, defesa de outros grupos vulneráveis e direitos das vítimas.

A Corregedoria Nacional já mapeou 1.038 projetos, iniciativas e boas práticas. Durante a solenidade de encerramento dos trabalhos correicionais, o corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Oswaldo D’Albuquerque, destacou a importância da visibilidade de ideias inovadoras, que colaborem para a uniformização do Ministério Público, com respeito às individualidades, e que incentivem um trabalho baseado no princípio da unidade institucional. “Em momentos como esse, vemos um Ministério Público inovador, vanguardista, pujante, que vibra, que tem coração, alma boa”, falou.

Corregedor nacional do Ministério Público, o conselheiro Oswaldo D’Albuquerque

O procurador-geral de Justiça do Piauí (PGJ-PI) Cleandro Moura compartilhou o propósito institucional de ter a ampliação e implantação de diversos projetos desenvolvidos pelo MPPI, por todo o país. “Trabalhar com afinco, prestar um excelente e resolutivo trabalho à sociedade, todos temos essa vontade e nos sentimos agraciados por servirmos à sociedade piauiense”, complementou.

Procurador-geral de Justiça do Piauí (PGJ-PI) Cleandro Moura

No dia em que a Constituição Federal completa 35 anos, o coordenador de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, Marco Antônio Santos Amorim, demonstrou encantamento com as apresentações dos projetos. “Ficamos encantados com todos os projetos que vimos e com as pessoas, profissionais comprometidos em levar os resultados para as pessoas que precisam dos nossos serviços”, avaliou.

Coordenador de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional – Marco Antônio Santos Amorim

O corregedor-geral do MPPI, Fernando Ferro, agradeceu à equipe do CNMP pelo trabalho desenvolvido. “Essa troca de experiências nos dá a certeza de que podemos evoluir ainda mais, na área de fomento de projetos de ações que impactem positivamente a sociedade. Saímos mais fortes, unidos e felizes porque temos certeza de que receberemos da Corregedoria as indispensáveis sugestões para aprimorarmos as nossas ações”, comentou.

Corregedor-geral do MPPI, procurador de Justiça Fernando Ferro

A equipe do CNMP, que assistiu às apresentações realizadas no MPPI, foi composta por: Marco Antônio Santos Amorim, coordenador de Correições e Inspeções; os membros auxiliares da Corregedoria Nacional Maurício Coentro Pais de Melo e Saulo Gerônimo Leite de Almeida e a procuradora do Trabalho, Heloísa Siqueira.

Ainda nesta quinta-feira, foram apresentados os projetos: “MPPI na Garantia do Direito à Assistência Farmacêutica” e “Regular para acolher”

Promotora de Justiça Karla Daniela, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde(Caods), apresenta o projeto “MPPI na Garantia do Direito à Assistência Farmacêutica”
A Promotora de Justiça Marlúcia Gomes Evaristo Almeida, titular da 28ª Promotoria de Justiça de Teresina, apresenta o projeto Regular para Acolher

“Manual de resolutividade do Ministério Público” e “Guia de Negociação”

O corregedor nacional do Ministério Público, o conselheiro Oswaldo D’Albuquerque, entregou ao PGJ-PI as publicações “Manual de resolutividade do Ministério Público” e “Guia de Negociação”. As publicações foram desenvolvidas pela Corregedoria Nacional durante o biênio 2022-2023, em conjunto com uma série de outros materiais, práticas e programas voltados a fomentar a cultura de resolutividade.

Os temas abordados são diversos e abrangem tanto aspectos teóricos quanto práticos no que concerne às técnicas de autocomposição sob os ângulos da pacificação social e da resolutividade.

O conselheiro também visitou as instalações da corregedoria do MPPI.

Projetos apresentados:

Zero lixões: Por um Piauí mais limpo e Agrotóxico Legal

Caravana: na escola, cabem todos

SUAS – Assistência social: garantia de dignidade e cuidado

De boa no rolê

CUPOM LEGAL – CAMPO MAIOR/PI

ACOLHE (DOR)

Projete suas ideias

Ferramenta BID

Ouvidoria Itinerante

Avante PGJ

Respeito: Polícia e Diversidade

Rede de Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor – Polos Regionais

Combustível legal, consumidor satisfeito

Cidades Sem Fome

Infância e Juventude Protegida

Projeto Acolher: capacitação em escuta especializada

FIAs: compromisso com o futuro de crianças e adolescentes

Reconstruindo Laços na Saúde

Doando Vidas

ANPC ↔ SIMP

“A.M.E: ANPPs Promovidos Pelo MPPI em Prol da Educação”

EDUCAÇÃO + TRABALHO = DIGNIDADE

NUPAR Reconstruindo Vínculos

Círculo Lilás

REEDUCAR: O homem no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher

Busca Legal

Regular para acolher

MPPI na Garantia do Direito à Assistência Farmacêutica

Juntos Renovando Vidas

Textos relacionados:

Corregedoria Nacional inicia Correição Ordinária de Fomento à Resolutividade no MPPI

https://www.mppi.mp.br/internet/2023/10/corregedoria-nacional-inicia-correicao-ordinaria-de-fomento-a-resolutividade-no-mppi/

Correição Ordinária de Fomento à Resolutividade do CNMP avaliará projetos do MPPI

https://www.mppi.mp.br/internet/2023/10/correicao-ordinaria-de-fomento-a-resolutividade-do-cnmp-avaliara-projetos-do-mppi/